- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Prioridade máxima da Índia é paz' na Ucrânia, diz Modi às vésperas de visitar EUA

© Sputnik / Mikhail MetselO primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2023
Nos siga no
Com Nova Deli se recusando a condenar sua aliada, a Rússia, pelo conflito na Ucrânia e aumentando o comércio com Moscou para níveis recordes, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi disse ao jornal The Wall Street Journal que a posição de seu país "é bem conhecida e bem compreendida" tanto nos EUA quanto no resto do mundo.
O jornal observa que, apesar de os Estados Unidos serem o maior parceiro comercial da Índia em 2022, a "Índia tem mantido laços estreitos com a Rússia, país que ainda fornece cerca de 50% dos suprimentos militares do país, inclusive armas, munições, tanques, caças e sistemas de defesa aérea S-400".
Quando questionado sobre os comentários críticos nos Estados Unidos por não ter adotado uma postura mais enérgica contra a Rússia, Modi, que partiu na terça-feira (20) em uma visita de Estado aos EUA, respondeu:

"Não acho que esse tipo de percepção seja generalizada nos EUA. Acho que a posição da Índia é bem conhecida e bem compreendida em todo o mundo. O mundo tem plena confiança de que a prioridade máxima da Índia é a paz."

O primeiro-ministro da Índia afirmou que sua nação "não é neutra, está do lado da paz". Segundo ele, todos os países devem respeitar a lei internacional e resolver disputas através do diálogo e diplomacia.
O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar (Arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Panorama internacional
Índia e Brasil criticam países mais ricos pela seleção discriminatória das preocupações ambientais
Modi pediu mudanças nas instituições globais, como as Nações Unidas, para adaptá-las a uma "ordem mundial cada vez mais multipolar" e torná-las mais representativas dos países menos ricos do mundo, segundo a notícia.

"Observe os membros das principais instituições – será que eles realmente representam a voz dos valores democráticos? Um lugar como a África – ela tem voz? A Índia tem uma população enorme e é um ponto brilhante na economia global, mas ela está presente?", pergunta Modi mencionando a ausência do país no Conselho de Segurança da ONU.

Mas o premiê indiano sublinha que "o mundo deve ser questionado se deseja que a Índia esteja lá".
Da esquerda para a frente, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar e O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, posa para uma foto de família durante uma conferência dos Amigos dos BRICS, na Cidade do Cabo, África do Sul, 2 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Panorama internacional
Mais cautelosos, Brasil e Índia querem estabelecer condições para expansão do BRICS, diz mídia
Modi abordou também as relações entre a Índia e a China dizendo que só podem progredir se houver paz na fronteira entre os dois gigantes asiáticos.

"Para manter laços bilaterais normais com a China, a paz e a tranquilidade nas áreas de fronteira são essenciais", disse Modi ao jornal.

A Índia e a China fortificaram posições e enviaram um grande número de tropas e equipamentos para sua fronteira comum no Himalaia nos últimos três anos, depois de um confronto em que 20 soldados indianos e quatro soldados chineses foram mortos em combates corpo a corpo.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante coletiva de imprensa na Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 24 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Panorama internacional
Visita de Modi é mais significativa do que ida de Blinken à China, diz Sullivan citando 'competição'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала