DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Uma das imagens mais antigas de navio viking esculpida em pedra encontrada na Islândia (FOTO)

© iStock.com / KhosrorkGuerreiro viking em seu barco
Guerreiro viking em seu barco - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Nos siga no
Arqueólogos do leste da Islândia encontraram uma pedra de arenito com entalhe de um navio viking, que pode ser a imagem mais antiga já encontrada no país. A pedra foi encontrada no sítio arqueológico de Stod on Stodvarfjordur, no leste da Islândia, em uma casa longa que se acredita ser anterior ao assentamento permanente na ilha.
Bjarni Einarsson, o arqueólogo que lidera a escavação, diz que a pedra foi encontrada na parede da cabana mais antiga.

"Tais entalhes de navios são bastante comuns nos países nórdicos, entalhadas em osso, madeira ou pedra. Este é o primeiro desenho de um navio que ele conhece que foi encontrado na Islândia e deve ser o desenho mais antigo do país", relata Radiotelevisão Nacional da Islândia (RÚV).

As primeiras escavacações exploratórias em Stod ocorreram em 2015, e os arqueólogos retornaram todos os verões desde então para continuar a escavar o local, onde inicialmente concentraram seus esforços em uma casa da época do assentamento.
© Foto / Bjarni Einarsson/Archaeology worldO mais antigo em Ston data de cerca de 800 d.C. várias décadas antes da data comumente aceita do assentamento da Islândia em 874 d.C - das duas casas longas viking
O mais antigo dos dois longhouses viquingues em Ston data de cerca de 800 d.C. várias décadas antes da data comumente aceita do assentamento da Islândia em 874 d.C - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
O mais antigo em Ston data de cerca de 800 d.C. várias décadas antes da data comumente aceita do assentamento da Islândia em 874 d.C - das duas casas longas viking

"A casa longa está entre as maiores encontradas na Islândia, 31,4 metros de comprimento. Na Escandinávia, apenas as fazendas dos chefes tinham casas longas maiores que 28 metros. É também a casa mais rica já escavada na Islândia. Encontramos 92 contas e 29 objetos de prata, incluindo moedas romanas e do Oriente Médio", disse Bjarni F. Einarsson à Iceland Review.

A descoberta de uma casa longa ainda mais antiga embaixo da casa longa da época do assentamento, que se estima ser de cerca de 800 d.C., cerca de 75 anos antes do assentamento permanente na Islândia, aumenta o significado do local.
© Foto / Página de mídia social de Landnámsskáli íStö‍ Navio viking esculpido em pedra, Islândia
Navio viking esculpido em pedra, Islândia - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Navio viking esculpido em pedra, Islândia
A ausência de ossos animais domesticados é a característica mais perceptível da estrutura mais antiga.

"Minha teoria é que a casa longa mais antiga era um acampamento de caça sazonal, operado por um chefe norueguês que equipava viagens à Islândia para coletar objetos de valor e trazê-los de volta ao outro lado do mar para a Noruega", disse Bjarni à Iceland Review.

Arqueólogos usaram equipamentos de pesquisa nesta primavera europeia para explorar uma área maior em torno de Stod e descobriram evidências de estruturas adicionais e locais de enterro de barcos.
Barco viking na Noruega (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2023
Ciência e sociedade
Descobrindo a história? Radar encontra navio viking do século VIII na Noruega
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала