DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrindo a história? Radar encontra navio viking do século VIII na Noruega

© Foto / Pixabay / art_of_pboeskenBarco viking na Noruega (imagem referencial)
Barco viking na Noruega (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2023
Nos siga no
A descoberta, feita perto de uma rota comercial muito navegada, pode abrir um novo capítulo na história dos primeiros governantes viking. Um espetacular achado viking antigo foi feito em um dos túmulos em Karmoy, no oeste da Noruega.
Um navio viking de 20 metros de comprimento foi descoberto usando a tecnologia de georadar para analisar o solo embaixo de um monte que se acreditava estar vazio. Isso contrasta com outros localizados por perto, onde ao longo de décadas de escavações inúmeros artefatos foram encontrados, incluindo navios, espadas, lanças, pulseiras de ouro e jogos de tabuleiro de vidro.
Nova descoberta de um navio viking na Noruega
Os arqueólogos pensavam que nada mais seria desenterrado, até que uma descoberta surpreendente foi feita. O navio foi descoberto junto com partes de um barco menor sob uma ponte levadiça que foi construída mais tarde. A descoberta foi celebrada como o primeiro veleiro de seu tipo na Noruega.
O navio antigo foi preliminarmente datado do século VIII, sendo meio século mais antigo que o famoso navio de Oseberg, um navio viking bem preservado também encontrado em um grande túmulo e comumente reconhecido como estando entre os artefatos mais belos que sobreviveram da Era Viking. Esse era visto anteriormente como o primeiro veleiro da Noruega, o que agora pode ser reconsiderado.

"Estas são descobertas espetaculares que lançam uma nova luz sobre os primeiros reis vikings", disse o professor associado da Universidade de Stavanger Hakon Reiersen à mídia norueguesa.

As descobertas fortalecem ainda mais a teoria de um reino local governado a partir de Avaldsnes antes dos tempos de Haroldo I, que é universalmente visto como o primeiro rei da Noruega.

"Estas sepulturas de navios são as mais antigas da Escandinávia. Estas descobertas mostram que os primeiros reis vikings se sentaram aqui em Avaldsnes. Eles foram quem definiu o padrão para funerais reais no resto do norte da Europa e como você deve se comportar como rei", explicou Reiersen.

Avaldsnes na ilha de Karmoy, localizada a poucos quilômetros do local da descoberta, era um centro de poder na Era Viking. Durante centenas de anos, governantes poderosos sentaram-se aqui e controlaram o tráfego marítimo através do estreito de Karmsund.
Esta rota marítima já foi chamada de Nordvegen e diz-se que deu o nome à Noruega. Ao longo do Karmsund, os reis eram enterrados junto com seus navios.
Possíveis restos dos protagonistas da saga viking são encontrados em ilha no Báltico - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Ciência e sociedade
Possíveis restos dos protagonistas da saga viking são encontrados em ilha no Báltico (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала