- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bruxelas: UE pretende limitar financiamento do Kosovo devido à sua recusa de facilitar a desescalada

© AFP 2023 / Armend NimaniSoldados da OTAN durante a escalada de tensões no norte da província do Kosovo e Metóquia
Soldados da OTAN durante a escalada de tensões no norte da província do Kosovo e Metóquia - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Nos siga no
União Europeia (UE) suspende as visitas de políticos de alto nível e interação financeira com o Kosovo devido à incapacidade do "primeiro-ministro" da república de reduzir a escalada nos enclaves sérvios, disse o porta-voz das relações exteriores da UE, Peter Stano.
"O primeiro-ministro do Kosovo Albin Kurti falhou os esforços de redução da escalada no Kosovo aos quais a UE tem repetidamente apelado. A esse respeito, decidimos tomar uma série de medidas que entraram em vigor imediatamente, incluindo a suspensão de visitas de alto nível e interação financeira com o Kosovo", declarou Stano.
Ele acrescentou que "estas medidas não são sanções, são impostas a um nível completamente diferente".
Ele ressaltou que a União Europeia apelou às autoridades do Kosovo e à Sérvia para que contribuíssem para a redução da escalada, caso contrário poderiam enfrentar consequências negativas.
A polícia kosovar de guarda em confronto com sérvios étnicos do lado de fora do prédio da prefeitura em Zvecan, norte de Kosovo, 26 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Panorama internacional
Sérvia: autoridades no Kosovo estão seguras de sua impunidade por causa do apoio do Ocidente
O porta-voz do Serviço Europeu para a Ação Externa da UE indicou que as medidas propostas contra o Kosovo não são sanções e poderão ser levantadas se as autoridades da república tomarem as medidas necessárias.
Stano também não descartou que restrições poderiam ser impostas à Sérvia se o país não contribuir para a redução das tensões.
No início de junho, a população sérvia protestou nos municípios de Zvecan e Leposavic, no norte do Kosovo e Metóquia, exigindo a retirada dos prefeitos kosovaro-albaneses, eleitos em 23 de abril em meio ao boicote da maioria sérvia, e a retirada das unidades especiais da polícia da república autoproclamada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала