- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sérvia: autoridades no Kosovo estão seguras de sua impunidade por causa do apoio do Ocidente

© AP PhotoA polícia kosovar de guarda em confronto com sérvios étnicos do lado de fora do prédio da prefeitura em Zvecan, norte de Kosovo, 26 de maio de 2023
A polícia kosovar de guarda em confronto com sérvios étnicos do lado de fora do prédio da prefeitura em Zvecan, norte de Kosovo, 26 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Nos siga no
Autoridades kosovaro-albanesas em Pristina estão confiantes na sua impunidade e que na sequência de quaisquer passos unilaterais o Ocidente ficará do lado deles, e os sérvios serão acusados de tudo, declarou o presidente da Sérvia Aleksandar Vucic.
Ele disse na sexta-feira (2) que os confrontos com manifestantes no norte do Kosovo e Metóquia em 29 de maio foram desencadeados não pelo contingente militar da KFOR (missão da OTAN no Kosovo), mas pela polícia da autoproclamada república do Kosovo.
Anteriormente a mídia local informou que os confrontos haviam irrompido quando as tropas da KFOR começaram a empurrar manifestantes sérvios pacíficos para longe dos veículos da polícia do Kosovo.

"Todo mundo no Ocidente sabe que o culpado é [o 'premiê' kosovar Albin] Kurti, mas nós não ganhamos nada com isso. Ele sabe que, seja o que for que ele fizer, os americanos, britânicos e os alemães, os outros com menos firmeza, serão a favor que a 'integridade territorial do Kosovo' não deve ser colocada em perigo pelos sérvios, não pode ser permitido o regresso da polícia sérvia ao Kosovo e Metóquia, não pode ser permitida a verdadeira autonomia sérvia no Kosovo. Em tudo o resto para eles a culpa é da Sérvia", disse Vucic à TV Prva.

Soldados da OTAN durante a escalada de tensões no norte da província do Kosovo e Metóquia - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Panorama internacional
Analista: EUA e OTAN estão arquitetando revolução colorida na Sérvia com mãos alheias
Os sérvios continuaram seus protestos na sexta-feira (2) nos municípios de Zvecan e Leposavic, no norte do Kosovo e Metóquia, exigindo a retirada dos prefeitos kosovaro-albaneses, eleitos em 23 de abril em meio ao boicote da maioria sérvia, e a retirada das unidades especiais da polícia da república autoproclamada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала