- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: EUA e OTAN estão arquitetando revolução colorida na Sérvia com mãos alheias

© AFP 2023 / Armend NimaniSoldados da OTAN durante a escalada de tensões no norte da província do Kosovo e Metóquia
Soldados da OTAN durante a escalada de tensões no norte da província do Kosovo e Metóquia - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Nos siga no
EUA através da força internacional liderada pela OTAN no Kosovo, a KFOR, realizam treinamento de kosovares-albaneses como uma força para uma guerra "por mãos alheias" contra a Sérvia e instigação de uma revolução colorida no país, disse à Sputnik Aleksandr Bartosh, membro-correspondente da Academia de Ciências Militares.
"Deve-se dizer que os EUA e a OTAN estão atualmente seguindo uma política destinada a treinar kosovares-albaneses como uma força para uma guerra com mãos alheias contra a Sérvia e a organização de uma revolução colorida na Sérvia […]. No fim das contas, isso desencadeou um protesto perfeitamente justo da população sérvia do Kosovo e levou a uma situação à beira de um conflito militar", disse o especialista.
Ele acrescentou que a pressão dos EUA não ficou sem resposta por parte do presidente sérvio Aleksandar Vucic.
"Não é por acaso que o presidente Vucic decidiu colocar as Forças Armadas em alerta permanente e implantar unidades na fronteira com o Kosovo. Este é o resultado da política que o Ocidente tem conduzido contra a Sérvia desde o final da década de 1990, são os bombardeios da Iugoslávia, implantação de tropas da OTAN no Kosovo e formação lá de um contingente da KFOR", explicou Bartosh.
A polícia de choque do Kosovo, juntamente com a polícia militar da KFOR (Missão Militar Internacional para o Kosovo), garante o acesso a um prédio municipal em Zvecan, enquanto sérvios do Kosovo se reúnem do lado de fora do prédio depois que a polícia ajudou a instalar prefeitos de etnia albanesa após eleições controversas, em 29 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Panorama internacional
Manifestantes sérvios confrontam forças de segurança no Kosovo; mais de 50 ficam feridos (VÍDEO)
De acordo com Vucic, durante a dispersão pela KFOR das manifestações sérvias no Kosovo em frente a edifícios do governo local no norte da província mais de 50 sérvios e mais de 40 membros da KFOR ficaram feridos. O líder sérvio apelou para a Organização do Tratado do Atlântico Norte cessar a violência contra os sérvios na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала