- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden-Sunak: encontro marca 'fim de qualquer esperança' de livre comércio bilateral, diz mídia

© AFP 2023 / ANDREW CABALLERO-REYNOLDSO presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, realizam uma coletiva de imprensa conjunta na Sala Leste da Casa Branca em Washington, DC, 8 de junho de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, realizam uma coletiva de imprensa conjunta na Sala Leste da Casa Branca em Washington, DC, 8 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Nos siga no
O porta-voz de Sunak disse anteriormente a repórteres que o primeiro-ministro do Reino Unido não pressionaria o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre um acordo bilateral de livre comércio durante a visita de 7 a 8 de junho a Washington.
Apesar de o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, terem divulgado a chamada Declaração Atlântica sobre cooperação durante suas negociações recentes, o acordo de livre comércio dos dois lados ainda não se concretizou, informou a mídia britânica. As negociações ocorreram como parte da visita de dois dias de Sunak aos Estados Unidos, encerrada na quinta-feira (8).

Um jornal do Reino Unido foi ainda mais longe ao relatar que o anúncio da Declaração Atlântica "sinalizou o fim de qualquer esperança de um acordo comercial completo [do Reino Unido] com os EUA".

A ideia foi ecoada pelo Partido Trabalhista, que acusou os conservadores de não conseguirem implementar o acordo comercial completo que prometeram há quatro anos.
O secretário-sombra de Relações Exteriores, David Lammy, destacou que "os trabalhistas sempre pediram ao governo que assegurasse laços econômicos mais estreitos com os Estados Unidos para trabalhar juntos nas questões críticas de nosso tempo [...] [como o] acordo comercial que eles prometeram no manifesto [conservador] de 2019" no Brexit.
Ele acrescentou que "enquanto o governo Biden promulgou a Lei de Redução da Inflação para reduzir o risco de sua economia da China e criar empregos em casa, os conservadores deixaram os armários do Reino Unido vazios".
As observações vêm depois que Biden não respondeu quando questionado em uma coletiva de imprensa conjunta sobre por que ele não concordaria com um acordo de livre comércio com o Reino Unido, em vez de listar uma série de áreas nas quais os dois países estão colaborando.
Presidente dos EUA Joe Biden, à esquerda, se reúne com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, Belfast, 12 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2023
Panorama internacional
O que esperar da 1ª visita do premiê britânico Rishi Sunak à Casa Branca?
Ele estava aparentemente se referindo à Declaração Atlântica, que foi anunciada por Downing Street como "um novo plano de ação para a cooperação [EUA-Reino Unido] sobre os maiores desafios econômicos de nosso tempo". Sunak, por sua vez, saudou o documento como "uma nova parceria econômica para uma nova era, de um tipo que nunca foi acordado antes".
A declaração inclui um pacto comercial estreito que cobre os minerais essenciais necessários para baterias de carros elétricos, uma cooperação mais estreita da indústria de defesa, diminuindo as barreiras comerciais e um novo acordo de proteção de dados, entre outras coisas.
Quando perguntado se o acordo de livre comércio estaria em discussão durante as negociações Biden-Sunak de 7 a 8 de junho, o porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Max Blain, disse no início desta semana que Londres "não está tentando impor um acordo de livre comércio com os EUA atualmente".
Sob o governo Trump, os EUA realizaram cinco rodadas de discussões para tentar firmar um acordo de livre comércio com Londres, mas sem sucesso. Ao assumir o cargo em janeiro de 2021, Biden realmente colocou as negociações do acordo de livre comércio no gelo e seu governo não deu sinais de tentar ressuscitá-las, descrevendo esses acordos como uma "ferramenta do século XX".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала