- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Político indonésio: rejeição de Kiev à iniciativa de paz prova que Ucrânia não precisa dela

© AP Photo / LibkosBandeira ucraniana em Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana).
Bandeira ucraniana em Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana). - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023
Nos siga no
O fato de a proposta da Indonésia para um acordo de paz na Ucrânia ter sido categoricamente rejeitada por Kiev mostra sua falta de vontade de encerrar o conflito, disse Teddy Gusnaidi, vice-presidente geral do partido indonésio Garuda.
Em um fórum internacional realizado em Cingapura no último fim de semana, o ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, delineou um plano para um acordo na Ucrânia que criaria uma zona desmilitarizada de 30 quilômetros, providenciaria o envio de forças da ONU e a realização de referendos em territórios disputados.
Kiev rejeitou categoricamente a proposta, chamando-a de "pró-russa".
Por sua vez, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a Rússia "prestou atenção" às propostas do Ministério da Defesa da Indonésia.

"Sim, a Indonésia apresentou uma iniciativa de paz. Mas quando uma proposta é rejeitada por um país que, na verdade, quer continuar o conflito, isso não é de forma alguma uma vergonha para nossa nação", disse Gusnaidi, citado pelo portal Medcom.id.

Chefe da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Matteo Maria Zuppi fala em uma coletiva de imprensa no Vaticano, 25 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Operação militar especial russa
Zelensky em reunião com enviado do Vaticano: Kiev considera apenas sua própria versão de paz
Segundo o político, o acordo e a obrigação de encerrar o conflito recaem, em primeiro lugar, sobre a Ucrânia e a Rússia.
Ele acredita que quando "um país é pessimista em relação às propostas de paz de um terceiro país, a paz não pode ser concretizada".
"É claro que cabe à Ucrânia escolher se quer continuar o conflito ou acabar com ele. Se a escolha for continuar o conflito, é claro que qualquer proposta que leve à paz será considerada estranha e eles a rejeitarão", acrescentou o vice-presidente do partido.
Ele também enfatizou que o compromisso da Indonésia com uma política externa livre e ativa continuará a ser respeitado por ela – a proposta de paz não pode ser interpretada como se a Indonésia estivesse escolhendo um dos lados.

"O que é certo é que não apoiamos a Ucrânia – apoiamos a paz. Apoiar a Ucrânia significaria manter o conflito, tal como as autoridades ucranianas desejam. A Indonésia ofereceu à Ucrânia uma saída, mas se eles continuam querendo o conflito, então sim, essa é a escolha deles e não se trata mais da Indonésia", concluiu o político.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, participa da 11ª Cúpula de líderes do BRICS, em Brasília, Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Operação militar especial russa
África do Sul: líderes africanos concordam em dialogar com Putin e Zelensky sobre paz na Ucrânia
Anteriormente, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que a Rússia está pronta para analisar quaisquer ideias que levem em conta a posição russa.
Por sua vez, a China propôs um plano de paz para a solução do conflito na Ucrânia. Em fevereiro, Pequim divulgou um documento de 12 pontos intitulado "Posição da China sobre a solução política da crise na Ucrânia", exigindo o respeito pela soberania de todos os países, o fim das hostilidades e a retomada das negociações de paz entre Moscou e Kiev.
Além disso, o presidente Lula da Silva afirmou que os EUA e a Europa devem começar a falar em chegar a um acordo na Ucrânia, em vez de incentivar o confronto.
Ele pediu aos países não envolvidos no conflito na Ucrânia que assumam a responsabilidade de fazer avançar as negociações de paz, bem como de proporcionar à Rússia "condições mínimas" para pôr fim ao conflito.
Além disso, Lula da Silva propôs a criação de um formato semelhante ao G20 para discutir a situação na Ucrânia.
O conselheiro presidencial ucraniano Mikhail Podolyak durante entrevista à Associated Press (AP) em Kiev, na Ucrânia, em 16 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Panorama internacional
Conselheiro de Zelensky classifica planos de paz de Brasil e Indonésia como 'irrealistas'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала