- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky em reunião com enviado do Vaticano: Kiev considera apenas sua própria versão de paz

© AP Photo / Domenico StinellisChefe da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Matteo Maria Zuppi fala em uma coletiva de imprensa no Vaticano, 25 de maio de 2023.
Chefe da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Matteo Maria Zuppi fala em uma coletiva de imprensa no Vaticano, 25 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Nos siga no
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky se reuniu com o enviado do Vaticano à Ucrânia e chefe da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Matteo Maria Zuppi, na terça-feira (6), e disse que Kiev está considerando apenas sua própria opção de paz, segundo seu canal no Telegram.
O escritório de imprensa da Santa Sé disse na segunda-feira (5) que Zuppi visitará Kiev nos dias 5 e 6 de junho como enviado papal para resolver o conflito na Ucrânia.

"Eu me encontrei com o cardeal Matteo Zuppi, enviado especial do papa Francisco. [...] Peço à Santa Sé que contribua para a implementação do plano de paz ucraniano. A Ucrânia saúda a disposição de outros Estados e parceiros de encontrar caminhos para a paz, mas como a guerra decorre em nosso território, o algoritmo para alcançar a paz só pode ser ucraniano", escreveu Zelensky.

Ele também disse ao cardeal que um cessar-fogo e o congelamento do conflito na Ucrânia não vão levar à paz, segundo o comunicado publicado no site do gabinete do presidente da Ucrânia.
O conselheiro presidencial ucraniano Mikhail Podolyak durante entrevista à Associated Press (AP) em Kiev, na Ucrânia, em 16 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Panorama internacional
Conselheiro de Zelensky classifica planos de paz de Brasil e Indonésia como 'irrealistas'
Zelensky, falando na cúpula do G20 na Indonésia em meados de novembro de 2022, propôs uma "fórmula de dez pontos para restaurar a paz na Ucrânia" que inclui, em particular, a recuperação da integridade territorial do país, a retirada das tropas russas e a restauração da justiça.
O Kremlin disse que não há pré-requisitos para mudar a situação na Ucrânia para um curso pacífico no momento, a prioridade absoluta para a Rússia é atingir os objetivos da operação especial, que no momento só é possível por meios militares.
O Kremlin acrescentou que a Rússia aprecia os esforços de todos os países que estão tentando levar o conflito na Ucrânia a uma resolução pacífica, mas por enquanto isso é impossível.
De acordo com o Kremlin, a situação na Ucrânia pode caminhar para uma direção pacífica se a situação de fato e as novas realidades forem levadas em consideração, enquanto todas as exigências de Moscou são bem conhecidas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала