- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo Lula lança plano que prevê interdição de área desmatada no país; Petrobras vai retirar sonda

© AP Photo / Gustavo MorenoO presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, à esquerda, e sua ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, posam com um livro sobre prevenção e controle do desmatamento na região amazônica no Dia Mundial do Meio Ambiente em Brasília, Brasil, 5 de junho de 2023
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, à esquerda, e sua ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, posam com um livro sobre prevenção e controle do desmatamento na região amazônica no Dia Mundial do Meio Ambiente em Brasília, Brasil, 5 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Nos siga no
À noite, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado hoje (5), e falará sobre o plano.
Nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o governo Lula lançou a reformulação de um antigo plano para enfrentar o desmatamento na Amazônia. A proposta, anunciada pelo presidente Lula e pela ministra Marina Silva, prevê o embargo imediato de metade da área desmatada ilegalmente no Brasil.
O projeto, nomeadamente Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDam), também projeta a criação, até 2027, de novas unidades de conservação em três milhões de hectares – área equivalente ao estado de Alagoas, segundo o G1.
Além disso, o plano tem o objetivo de ajudar o Brasil a cumprir a meta de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.
A iniciativa é interministerial e evolve 17 pastas, com coordenação do Ministério do Meio Ambiente e participação de dezenas de órgãos públicos.
Queimada na Floresta Amazônica vista a partir da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, em 9 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2023
Notícias do Brasil
Brasil fechou 2022 com os piores índices de desmatamento na Amazônia em oito anos
O PPCDam foi criado em 2004, no primeiro mandato de Lula e por iniciativa da ministra. Especialistas afirmam que o PPCDam foi fundamental para o Brasil reduzir o desmatamento na Amazônia. Entretanto, o projeto foi encerrado em 2019 no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, sob críticas de ambientalistas no Brasil e no exterior.
No geral, a reformulação apresentada hoje (5) será constituída por quatro eixos: atividades produtivas sustentáveis; monitoramento e controle ambiental; ordenamento territorial e fundiário e instrumentos normativos e econômicos.
A mídia analisa que a retomada do PPCDam ocorre em meio a uma ofensiva do Centrão e da bancada ruralista contra pontos sensíveis da agenda ambiental do governo.
Marina Silva tem sido alvo de críticas do grupo parlamentar e de setores do governo pela decisão do IBAMA de não autorizar a Petrobras a iniciar os estudos para prospectar petróleo na margem equatorial.
A deputada federal eleita e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) concede entrevista após pronunciamento sobre a vitória eleitoral do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São Paulo, 30 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Notícias do Brasil
'Negativa do Ibama foi técnica e, em um governo republicano, deve ser cumprida', diz Marina Silva

Petrobras vai retirar sonda de perfuração

A Petrobras vai retirar nesta semana a sonda que está mobilizada na bacia da Foz do Rio Amazonas, no litoral do Amapá. O equipamento só será mantido na região se o IBAMA reverter a decisão de maio que negou a licença para perfurar um bloco na área, informou o jornal O Globo.
A sonda será deslocada para bacias do Sudeste do país, como a bacia de Campos, num processo que demora cerca de duas semanas. A Petrobras estima um gasto diário de R$ 3,4 milhões para manter a sonda e outras estruturas na região.
A empresa apresentou recurso contra a decisão do órgão ambiental, mas não há data para uma nova análise.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала