DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Há 20 anos, Países Baixos não respondem às ameaças à segurança decorrentes da extração de gás

© AP Photo / Remko de WaalBandeira holandesa hasteada a meio mastro sobre a Praça Dam, desprovida de espectadores devido a restrições relacionadas ao coronavírus, enquanto o rei holandês Willem-Alexander e a rainha Maxima depositam uma coroa de flores durante uma cerimônia nacional para comemorar os mortos da guerra em Amsterdã, Países Baixos, na terça-feira, 4 de maio de 2021.
Bandeira holandesa hasteada a meio mastro sobre a Praça Dam, desprovida de espectadores devido a restrições relacionadas ao coronavírus, enquanto o rei holandês Willem-Alexander e a rainha Maxima depositam uma coroa de flores durante uma cerimônia nacional para comemorar os mortos da guerra em Amsterdã, Países Baixos, na terça-feira, 4 de maio de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Nos siga no
O Ministério de Assuntos Econômicos e Política Climática dos Países Baixos está ciente, há 20 anos, da ameaça à segurança das residências devido a terremotos causados pela extração de gás no norte do país, em Groningen, mas não tomou nenhuma medida, escreve o jornal Dagblad van het Noorden.
A publicação revela que a Oranjewoud, uma empresa de pesquisa, investigou as condições de quatro edifícios localizados na zona afetada pelo terremoto de 2003.
A empresa encontrou "mudanças estruturais" após a inspeção e disse que é necessário tomar medidas urgentes.
O relatório observou que "a segurança dos edifícios está seriamente comprometida". No entanto, um ano antes do terremoto, estudos já haviam demonstrado que as casas não eram seguras.
Os resultados do estudo foram encaminhados ao ministério, que disse na época que o relatório da empresa foi discutido em uma reunião do Comitê Técnico sobre Processos de Movimentação do Solo, onde um representante do ministério também estava presente.
Paisagem da ilha de Svalbard, Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Ciência e sociedade
Munições tóxicas da 2ª Guerra Mundial encontradas no maior lago da Noruega
Quando questionado, o ministério disse que não tinha conhecimento de nenhuma solicitação de ação urgente.
O ministério pensava que o então ministro da Economia foi informado sobre o relatório anual do comitê só em "termos gerais". De qualquer forma, a investigação da Oranjewoud não levou a uma ação mais abrangente em Groningen.
O campo gigantesco de gás na província de Groningen, no norte dos Países Baixos, foi descoberto em 1959 e sua exploração começou em 1963.
O campo tinha reservas iniciais de gás de 2,9 trilhões de metros cúbicos. Por muitos anos, o campo foi a principal fonte de suprimento de gás para o noroeste da Europa, mas, devido a vários terremotos na província na década de 1990, as autoridades holandesas decidiram limitar gradualmente a produção.
Esperava-se que o campo de gás fosse fechado entre 2025 e 2028, mas as autoridades anunciaram recentemente sua intenção de fechá-lo permanentemente até 2024.
Vista do reservatório de Sau a cerca de 100 km ao norte de Barcelona, Espanha, 20 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Ciência e sociedade
Conflitos surgem na Europa devido à falta de um recurso essencial, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала