- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: oposição quer chamar presos à CPI para atingir Moraes; governo teme nova crise com militares

© Foto / Edilson Rodrigues / Agência SenadoComissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro realiza reunião para instalação, eleição do presidente, vice e indicação do relator
Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro realiza reunião para instalação, eleição do presidente, vice e indicação do relator - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Nos siga no
Depois da instalação da CPI do 8 de janeiro no Senado ocorrida na quinta-feira passada (25), oposição começa a articular táticas para defender seus argumentos ou atingir membros do governo e do Judiciário. Aliados sugerem à relatora reforçar segurança.
Políticos bolsonaristas planejam convocar alguns presos que estão na Papuda em razão dos atos do 8 de janeiro para depor na comissão. O objetivo, segundo o colunista, será mostrar que os seus direitos estão sendo desrespeitados e, assim, atingir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de acordo com a coluna de Lauro Jardim em O Globo.
Entretanto, o jornalista afirma que o comando da CPI não deve aprovar a ida desses presos ao Senado para depor. Em vez disso, designará integrantes da comissão para ouvi-los na própria prisão.
Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro realiza reunião para instalação, eleição do presidente, vice e indicação do relator., 25 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Notícias do Brasil
CPI do 8 de Janeiro é instalada; governo fala em chamar Torres, Mauro Cid e relatora cita Bolsonaro
Outra pessoa que deve ser ouvida é o ex-comandante do Exército, Júlio César de Arruda, que foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de janeiro.
Como o general esteve no comando da força durante os ataques às sedes dos três Poderes, ele deve entrar no rol dos convocados a prestar explicações, diz a revista Veja.
A mídia também destaca que há preocupação do governo Lula com o potencial de a CPI gerar uma crise com as Forças Armadas. A relação entre o petista e as forças sempre foi mais distante, e com as invasões em janeiro, criou-se um grande abismo.
Contudo, de janeiro para frente, Executivo e Forças Armadas têm tentado criar uma maior aproximação, principalmente mediada pela cúpula do Ministério da Defesa.
General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Notícias do Brasil
Mesmo com exoneração, cúpula do Exército defende ações de ex-chefe militar do Planalto ante invasões
Uma das pessoas no comando da CPI é a senadora Eliziane Gama (PSD), escolhida como relatora da investigação. Por conta do ambiente tensionado com a abertura dos trabalhos, aliados da parlamentar a aconselharam a reforçar a sua segurança pessoal, contudo, Eliziane refutou a ideia e propôs outra, escreve O Globo.
A senadora solicitou que o Senado requisite servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Polícia Federal para auxiliarem os trabalhos da relatoria.
Apesar da solicitação para presença dos órgãos, a mídia sublinha que o Ministério Público Federal não deve auxiliar na comissão. O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse à presidência da CPI que, por determinação do Supremo, integrantes do órgão não podem mais ajudar nas comissões parlamentares de inquérito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала