- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

CPI do 8 de Janeiro é instalada; governo fala em chamar Torres, Mauro Cid e relatora cita Bolsonaro

© Foto / Pedro França/Agência SenadoComissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro realiza reunião para instalação, eleição do presidente, vice e indicação do relator., 25 de maio de 2023
Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro realiza reunião para instalação, eleição do presidente, vice e indicação do relator., 25 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Nos siga no
A CPMI será formada por 16 senadores e 16 deputados federais titulares, com igual número de suplentes de cada Casa e vai investigar a invasão e depredação das sedes dos três Poderes em Brasília.
Nesta quinta-feira (25), foi instalada no Senado Federal a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de Janeiro para investigar as invasões ocorridas nos prédios dos três Poderes em Brasília no começo do ano.
O presidente da CPI será o deputado Arthur Maia (União Brasil), o primeiro vice-presidente, senador Cid Gomes (PDT), o segundo vice-presidente, senador Magno Malta (PL) e a relatora da comissão será a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), segundo o G1.
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (atualmente sem partido), informou hoje (25) que a base aliada quer ouvir o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o tenente-coronel, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Anderson Torres será um dos primeiros, com certeza, segundo o roteiro, a ser ouvido, e o coronel Cid", declarou Randolfe Rodrigues ao ser questionado sobre quais nomes a base aliada do governo buscará ouvir.
Ao mesmo tempo, a relatora, senadora Eliziane Gama, informou, logo após a declaração de Randolfe, que a discussão sobre uma eventual convocação do próprio Bolsonaro pode acontecer "ao longo do processo".
"Se o ex-presidente Jair Bolsonaro será convocado ou não, é um debate que poderá ocorrer ao longo do processo. Acho que antecipar agora quem será convocado é temerário, estamos numa primeira fase do processo", afirmou.
Os trabalhos de CPIs podem durar 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, ou seja, a comissão pode durar até seis meses.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro sai após prestar depoimento sobre os ataques de 8 de janeiro a prédios do governo, na sede da Polícia Federal em Brasília, Brasil, 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Notícias do Brasil
Em depoimento à PF, Bolsonaro diz que compartilhou 'sem querer' vídeo que questionava eleições
A CPI pode aprovar a quebra de sigilos de investigados e pedir, ao final dos trabalhos, o indiciamento de suspeitos, ações bastante acompanhadas durante a CPI da COVID no auge da pandemia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала