- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: compra de radares para FAB gera divisão interna no governo por tecnologia ser de Israel

© Foto / Muller Marin / Força Aérea BrasileiraComando Força Aérea Brasileira, 19 de abril de 2023
Comando Força Aérea Brasileira, 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2023
Nos siga no
A compra dos radares tridimensionais está estimada em US$ 60 milhões (cerca de R$ 300 milhões). Porém, a origem da tecnologia do equipamento está sendo discutida internamente e gerou divisão de opiniões.
A Aeronáutica está para assinar, nos próximos dias, um contrato de compra de dois radares tridimensionais para a Força Aérea Brasileira. Entretanto, uma disputa acontece nos bastidores por conta da procedência israelense dos equipamentos.
De acordo com a revista Veja, interlocutores do governo dizem que há resistência de uma ala do Palácio do Planalto ao produto israelense, uma vez que essa ala prefere firmar um acordo com fornecedores europeus.
Recentemente, Israel vem sendo relacionado a diversos casos de espionagem envolvendo o uso do software para investigar chefes de Estado como Emmanuel Macron da França e Pedro Sánchez da Espanha.
O defensor de direitos humanos do Centro Pró Direitos Humanos Miguel Agustín, Santiago Aguirre - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Panorama internacional
Exército mexicano é acusado de usar sistema Pegasus e espionar mais que qualquer outra instituição
Além deles, outras autoridades e alto escalão e ministros de diversos países tiveram seus celulares espionados pelo programa desenvolvido pela empresa israelense NSO Group.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала