- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Espanha reafirma apoio a Kiev, mas descarta fornecer caças F-16 à Ucrânia: não temos, diz ministra

CC0 / Sargento técnico Kevin J. Gruenwald, Força Aérea dos EUA / Um par de F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA
Um par de F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Nos siga no
O governo da Espanha não deve fornecer caças F-16 à Ucrânia, pois não possui esse tipo de aeronave em seu arsenal, declarou a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles.
"Em relação à questão das aeronaves de combate, a Espanha não possui F-16, que são as aeronaves que a Ucrânia está solicitando neste momento e, portanto, quando surgir esse debate, no seu momento, a posição da Espanha será sempre a mesma: apoio absoluto e total dentro de nossa disponibilidade para a Ucrânia e, na questão dos caças, solidariedade com outros países, mas especificamente a Espanha não tem um F-16", disse Robles a repórteres.
Ainda de acordo com a mídia espanhola, Madri já forneceu a Kiev seis tanques Leopard e "há mais quatro que estão para serem entregues porque estão em fase final de reparo". Em relação a outros tipos de ajuda, a ministra afirmou que a Espanha realiza programas de formação tanto para os militares como para os profissionais de saúde ucranianos.
Em abril, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que Madrid destinou € 600 milhões (cerca de R$ 3,2 bilhões) à Ucrânia através do fundo para a paz e prometeu treinar até 2.400 soldados ucranianos por ano. O Reino também forneceu à Ucrânia muitos equipamentos militares e médicos, ambulâncias e ajuda humanitária.
A Rússia continua uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022. O objetivo é a desmilitarização e desnazificação do país vizinho. Numerosos países condenaram as ações da Rússia na Ucrânia, que apóiam com o fornecimento de armas e munições, ajuda financeira e humanitária, o que para o Kremlin, apenas prolonga o conflito.
Caça F-16 Fighting Falcon com um padrão de pintura fantasma passa por manutenção na base aérea de Hill, Utah, EUA 28 de maio de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Panorama internacional
Kiev vê Países Baixos como 1º fornecedor de F-16, já Amsterdã diz que 'questão não está na agenda'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала