- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kiev vê Países Baixos como 1º fornecedor de F-16, já Amsterdã diz que 'questão não está na agenda'

© Foto / R. Nial Bradshaw / Força Aérea dos EUACaça F-16 Fighting Falcon com um padrão de pintura "fantasma" passa por manutenção na base aérea de Hill, Utah, EUA 28 de maio de 2020
Caça F-16 Fighting Falcon com um padrão de pintura fantasma passa por manutenção na base aérea de Hill, Utah, EUA 28 de maio de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Nos siga no
Os Países Baixos podem ser o primeiro país a entregar caças F-16 a Kiev, diz o jornal Politico citando um conselheiro do governo ucraniano.
Yuri Sak, conselheiro do ministro ucraniano da Defesa, Aleksei Reznikov, disse que "os Países Baixos estão em posição de ser o primeiro país a enviar caças F-16 para Kiev".
Os Países Baixos estariam à espera da aprovação dos Estados Unidos para começar a treinar pilotos ucranianos nos caças F-16, afirmou a ministra da Defesa, Kajsa Ollongren, nesta terça-feira (23).

"Estamos trabalhando na definição dos termos para começar a treinar [pilotos ucranianos nos F-16], e acreditamos que é importante começar o treinamento o mais rápido possível, mas precisamos da 'luz verde' de Washington’", disse Ollongren aos jornalistas em Bruxelas.

Ela observou que os Países Baixos estavam também a coordenar os seus esforços de treinamento com a Bélgica, a Dinamarca e o Reino Unido.

"O primeiro passo é treinar pilotos para controlar os F-16, o segundo passo é considerar a possibilidade de enviar os próprios caças [à Ucrânia], mas esta é a próxima etapa [...] Vamos continuar a discutir este próximo passo com os nossos aliados, com os países que têm F-16 disponíveis. Mas, no momento, esta questão não está na agenda", afirmou Ollongren aos jornalistas em resposta a uma pergunta sobre possíveis entregas de F-16 para a Ucrânia.

Na segunda-feira (22), o ministro das Relações Exteriores holandês, Wopke Hoekstra, disse que os países não devem tomar decisões individuais sobre o fornecimento de jatos de combate e que a questão deve ser negociada no âmbito de uma coalizão.
Caça F-16C Viper da Força Aérea da Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Panorama internacional
Por que Ucrânia tem tanto interesse nos aviões de combate F-16?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала