- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Putin e Zelensky concordam em receber enviados do papa Francisco sobre Ucrânia, segundo mídia

© Foto / Twitter / @VaticanNews_esPapa Francisco durante o serviço religioso, 24 de agosto de 2022
Papa Francisco durante o serviço religioso, 24 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Nos siga no
O presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo ucraniano Vladimir Zelensky concordaram em manter conversações com os enviados especiais do papa "para discutir a obtenção de um cessar-fogo" na Ucrânia, informou o site do Vaticano Il Sismografo.
De acordo com o jornal, "há acordos preliminares" sobre o envio a Kiev do chefe da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Matteo Maria Zuppi, e do arcebispo Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais. No entanto, observa o jornal, esses nomes não são definitivos.
Segundo a publicação, a Santa Sé, por meio das embaixadas da Rússia e da Ucrânia, pediu a Moscou e Kiev que aceitem os enviados do papa para discutir a possibilidade de abrir um caminho de negociação que leve a um armistício.

Moscou e Kiev "em uma resposta provisória declararam sua disponibilidade em princípio", especificando "se serão dois enviados ou apenas um para as duas capitais" e solicitando seus detalhes, escreve Il Sismografo.

Papa Francisco e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2023
Operação militar especial russa
'Não precisamos de mediadores': Zelensky responde às iniciativas de paz do Vaticano, diz mídia
Ao retornar de uma viagem apostólica à Hungria em 30 de abril, o papa Francisco disse, durante uma coletiva de imprensa, que o Vaticano estava realizando uma missão para resolver o conflito na Ucrânia. Ele disse que a missão "ainda não é pública" e que só poderá ser divulgada mais tarde.
O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin ainda não tem informações sobre a missão.
No entanto, no início de maio, o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, disse que a Rússia e a Ucrânia haviam sido informadas sobre a iniciativa de paz do Vaticano.
De acordo com ele, é o próprio papa que tem o direito de fornecer seus detalhes. Parolin, no entanto, esclareceu que a missão ainda não foi realizada.
O presidente russo, Vladimir Putin, à direita, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apertam as mãos durante reunião à margem da cúpula do G-20, em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2023
Panorama internacional
Presidente da África do Sul: Putin e Zelensky concordam em aceitar missão de paz africana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала