- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da África do Sul: Putin e Zelensky concordam em aceitar missão de paz africana

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoO presidente russo, Vladimir Putin, à direita, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apertam as mãos durante reunião à margem da cúpula do G-20, em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019
O presidente russo, Vladimir Putin, à direita, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apertam as mãos durante reunião à margem da cúpula do G-20, em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2023
Nos siga no
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa disse que conversou com o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky em nome de vários países africanos e que eles concordaram em aceitar uma missão dos líderes africanos para alcançar a paz.
De acordo com o presidente da África do Sul, vários líderes africanos expressaram a opinião de que a região precisa apresentar uma iniciativa que contribua para a resolução do conflito na Ucrânia.

"Eu apresentei a iniciativa em nome da Zâmbia, Senegal, Congo, Uganda, Egito e África do Sul. Os dois líderes com quem tive a oportunidade de falar – o presidente Putin e [...] Zelensky – concordaram que estão prontos para receber uma missão de chefes de Estado africanos em Moscou e Kiev", afirmou Ramaphosa em uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro de Cingapura.

Ele afirmou que acordou com Putin e Zelensky iniciar os preparativos para as conversações com os líderes africanos.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o escritório da União Africana foram informados sobre a iniciativa, segundo Ramaphosa.
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa fala durante uma conferência de mídia conjunta com o chanceler alemão Olaf Scholz no Union Building em Pretória, África do Sul, 24 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
Panorama internacional
África do Sul não tomará partido na rivalidade de potências, incluindo na Ucrânia, diz presidente
Por sua vez, o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov disse anteriormente que a Rússia está pronta para analisar quaisquer ideias que levem em conta a posição russa.
Antes disso, o presidente Lula da Silva afirmou que os EUA e a Europa devem começar a falar em chegar a um acordo na Ucrânia, em vez de incentivar o confronto.
Ele pediu aos países não envolvidos no conflito na Ucrânia que assumam a responsabilidade de fazer avançar as negociações de paz, bem como de proporcionar à Rússia "condições mínimas" para pôr fim ao conflito.
Além disso, Lula da Silva propôs a criação de um formato semelhante ao G20 para discutir a situação na Ucrânia.
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul e do Congresso Nacional Africano, dá discurso durante 55ª Conferência Nacional em Joanesburgo, África do Sul, 20 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2023
Panorama internacional
Presidente da África do Sul propõe que líderes africanos negociem cessar-fogo na Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала