- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da Estônia chamou mar Báltico de 'lago da OTAN' após adesão da Finlândia à aliança

© Sputnik / Mikhail VoskresenskyBandeira nacional na fachada da Embaixada da Estônia em Moscou.
Bandeira nacional na fachada da Embaixada da Estônia em Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2023
Nos siga no
O chefe da chancelaria estoniana Margus Tsahkna durante uma entrevista à Newsweek sobre a adesão da Finlândia à OTAN e os planos de adesão da Suécia chamou o mar Báltico, que a Rússia também compartilha, de "um lago da OTAN".

O mar Báltico é um mar interior do norte da Europa, banhando a costa da Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Finlândia. São Petersburgo é a maior cidade costeira do mar Báltico.

"Isso é tremendamente importante que o mar Báltico seja agora um 'lago da OTAN'. Todo mundo que entende alguma coisa de defesa entende que isso está mudando muito de forma estratégica", disse o ministro das Relações Exteriores.

Ele também declarou a importância da adesão da Suécia à OTAN, acrescentando ter confiança que isso aconteceria.
Caça F-22 da Força Aérea dos EUA  - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2023
Panorama internacional
Caças F-22 dos EUA iniciam voos de treinamento na Estônia, segundo mídia

Adesão da Suécia e Finlândia à OTAN

A Finlândia e a Suécia, tendo como pano de fundo os acontecimentos na Ucrânia, apresentaram em maio passado ao secretário-geral da OTAN pedidos de adesão à aliança. A admissão na aliança requer a aprovação de todos os membros.
Inicialmente, a Turquia bloqueou o processo de candidatura, mas já em 29 de junho a Turquia, a Suécia e a Finlândia assinaram um memorando de segurança que, garantiu o secretário-geral, aborda todas as preocupações de Ancara relacionadas à luta contra o terrorismo e às restrições à transferência de armas.
Submarino russo - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2023
Submarinos de alta tecnologia da Rússia detectam vulnerabilidades e viram problema para a OTAN
Anteriormente, a embaixada russa na Suécia publicou uma mensagem em seu site afirmando que, quando a Suécia e a Finlândia entrarem para a OTAN, a extensão total das fronteiras entre a Rússia e aliança quase dobrará, o que não vai melhorar a segurança da Europa.
Antes do início de 2023, 28 dos 30 países da OTAN haviam ratificado as candidaturas sueca e finlandesa. Entretanto, a Hungria e a Turquia desejaram considerar a candidatura sueca separadamente da finlandesa.
Na noite de 31 de março, foi finalizada a ratificação da candidatura finlandesa à Aliança Atlântica por todos os membros. A candidatura sueca ainda não recebeu a aprovação da Hungria e da Turquia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала