- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro do Interior da Turquia diz que EUA estão interferindo nas eleições do país

© Sputnik / Natalia SeliverstovaBandeira turca
Bandeira turca - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Nos siga no
O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, disse que os EUA estão interferindo nas eleições turcas porque não querem que o atual presidente Recep Tayyip Erdogan permaneça no cargo.
Soylu é conhecido por suas declarações duras contra o Ocidente. Ele já acusou os Estados Unidos de tentar estabelecer um Estado terrorista próximo às fronteiras do país. Após o ataque terrorista em Istambul no ano passado, ele disse que Ancara não estava aceitando as condolências de Washington.
Durante uma reunião com jovens, ele disse que os Estados Unidos "continuam a perder sua reputação", que o mundo inteiro "odeia os EUA" e que a Europa é um "peão" deles. O ministro do Interior também acusou a mídia ocidental de manipulação em relação às próximas eleições do país.

"Os EUA estão interferindo nesta eleição [...]. Todos já sabem disso neste país, o próprio presidente dos Estados Unidos está declarando isso. O ataque a Muharrem Ince [...] está claro de onde veio, está claro onde foi coordenado. São os EUA. O sr. Biden ativou seu pessoal na Turquia nos últimos dias", disse Soylu ao canal CNN Turk.

Muharrem Ince, candidato à presidência turca e líder do partido Memleket, anunciou a desistência de sua candidatura nesta quinta-feira (11), três dias antes da eleição.
Mulher passeia com criança ante bandeira da Turquia na parte da capital cipriota ocupada em Nicósia, Chipre, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2023
Panorama internacional
Um dos 4 candidatos presidenciais da Turquia anuncia desistência 3 dias antes da eleição
O ministro do Interior turco acredita que Washington "não quer que Tayyip Erdogan seja eleito presidente dos Estados Unidos, mas quer Kemal Kilicdaroglu em seu lugar", para quem, de acordo com o plano norte-americano, os votos para Ince devem ir.
De acordo com Soylu, os Estados Unidos têm interferido nessa eleição desde o início e "Biden disse que não poderíamos fazer isso com um golpe em 2016, desta vez faremos isso com uma eleição, não com um golpe".
A Turquia realizará eleições presidenciais em 14 de maio. Os candidatos são o atual presidente Recep Tayyip Erdogan e seu principal rival Kemal Kilicdaroglu. O candidato da aliança Ata, Sinan Ogan, também está concorrendo. Um segundo turno das eleições presidenciais, se for necessário, será realizado em 28 de maio.
O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, discursa na cerimônia de inauguração de novos prédios do governo em Ancara, Turquia, 19 de outubro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Panorama internacional
Ministro: Turquia eliminou 'tutela ocidental' e já não presta atenção a declarações do líder dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала