- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eurovision barra discurso de Zelensky no festival e premiê do Reino Unido reage

© AFP 2023 / Sergei SupinskyO presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, fala durante uma coletiva de imprensa com o presidente da Comissão Europeia em Kiev, em 9 de maio de 2023
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, fala durante uma coletiva de imprensa com o presidente da Comissão Europeia em Kiev, em 9 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Nos siga no
Por ter sido o ganhador do ano passado, a Ucrânia deveria sediar o evento, mas com o conflito em curso, a organização decidiu realizar a edição no Reino Unido. Neste ano, Zelensky também foi impedido de falar no Oscar.
Os organizadores do festival Eurovision barraram o discurso do presidente, Vladimir Zelensky, na edição deste ano. Foi relatado que Zelensky queria fazer uma aparição em vídeo na final do concurso no sábado, para uma audiência global esperada de 160 milhões.
Mas em um comunicado na quinta-feira (10), o evento recusou o pedido do presidente, apesar de suas "intenções louváveis", argumentando que o ato violaria sua imparcialidade política.

"O Eurovision Song Contest é um show de entretenimento internacional, regido por regras e princípios estritos. Como parte disso, um dos pilares do concurso é a natureza não política do evento. Este princípio proíbe a possibilidade de fazer declarações políticas ou similares como parte do concurso", disse o trecho do comunicado divulgado pelos organizadores e citado pela BBC.

A Ucrânia deveria sediar o Eurovision deste ano depois de vencê-lo no ano passado, mas está ocorrendo em Liverpool após o começo da operação russa.
O primeiro-ministro, Rishi Sunak disse estar "desapontado" com a decisão do festival, segundo a mídia. Seu porta-voz argumentou que o Eurovision "reconheceu isso no ano passado" ao proibir a participação de artistas russos.
No entanto, acrescentou que o primeiro-ministro não tem planos de intervir e pedir às emissoras que mudem de ideia.
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky fala durante sua coletiva de imprensa por ocasião do aniversário de um ano da guerra Rússia-Ucrânia em Kiev, Ucrânia, 24 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Operação militar especial russa
Pela 2ª vez consecutiva, Oscar nega a Zelensky participação na cerimônia por link de vídeo
Zelensky também foi barrado de discursar na cerimônia do Oscar neste ano pela segunda vez consecutiva, com os organizadores norte-americanos alegando os mesmos argumentos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала