- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ocidente dá à Ucrânia mais de 200 tanques e 300 blindados para contraofensiva, diz mídia

© AP Photo / Irina RybakovaBlindado do Exército ucraniano passando por uma estrada em Chasov Yar, local de violentos combates com as forças russas na região de Donetsk, 9 de maio de 2023.
Blindado do Exército ucraniano passando por uma estrada em Chasov Yar, local de violentos combates com as forças russas na região de Donetsk, 9 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2023
Nos siga no
Os países ocidentais enviaram mais de 200 tanques e 300 veículos de combate de infantaria para a Ucrânia desde dezembro, como parte dos preparativos de Kiev para a contraofensiva, informa a Bloomberg.
Segundo o artigo, sem vantagem aérea e com as tropas russas em maior número e mais bem preparadas do que em 2022, o sucesso agora depende da "coordenação de infantaria, veículos blindados, sapadores e defesa aérea" para garantir que "os mais de 200 tanques, 300 veículos de combate de infantaria e outras armas recebidas pela Ucrânia desde dezembro" sejam usados da forma mais eficaz possível.
De acordo com a agência, o número de tropas ucranianas atualmente é de cerca de 700.000 homens. Algumas das unidades ucranianas estão equipadas com armas ocidentais, enquanto outras dispõem de armas soviéticas entregues pelos países do antigo bloco socialista.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, fala durante encontro com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken no Ministério das Relações Exteriores, em Kiev, Ucrânia, quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2023
Operação militar especial russa
MRE ucraniano: se Kiev não tiver sucesso nesta contraofensiva, haverá outra
A publicação observa que, se a Ucrânia fracassar na contraofensiva, isso conduzirá a "outro impasse no inverno europeu" e fará aumentar a pressão sobre Kiev para que abdique da retomada do território liberado, como parte de um acordo de cessar-fogo.
O artigo aponta também que os suprimentos fornecidos desde dezembro custam mais do que aquilo que qualquer país da OTAN, com exceção dos EUA, compra em um ano.
Vista aérea do prédio pentagonal de cinco lados, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Arlington, Virgínia. - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Operação militar especial russa
Pentágono destina US$ 1,2 bilhão em ajuda militar de longo prazo para Ucrânia

O que se sabe da contraofensiva ucraniana?

Como informou a agência britânica Reuters anteriormente, Kiev preparou oito brigadas de assalto da chamada guarda ofensiva.
Especialistas russos estimam o número dessas tropas em cerca de 200.000 homens.
A iminente contraofensiva das Forças Armadas ucranianas tem sido anunciada repetidamente, tanto em Kiev como no Ocidente.
Segundo o ministro da Defesa ucraniano Aleksei Reznikov, a ofensiva pode começar quando os terrenos cobertos de lama na primavera europeia derem lugar a um tempo mais seco.
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky fala durante sua coletiva de imprensa por ocasião do aniversário de um ano da guerra Rússia-Ucrânia em Kiev, Ucrânia, 24 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Operação militar especial russa
Mídia americana revela grande temor da Ucrânia em contraofensiva contra a Rússia
Especialistas militares e políticos ucranianos e ocidentais citaram repetidamente a região de Zaporozhie como um dos alvos do ataque ucraniano, a fim de alcançar a costa do mar de Azov e assim cortar o corredor terrestre para a Crimeia.
Os dirigentes desta região, assim como de outras, têm afirmado que estão preparados para qualquer ação por parte da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала