- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Explosivos para atos terroristas de 9 de maio em Belarus foram fabricados nos EUA, diz mídia

CC BY-SA 2.0 / Flickr.com / Dennis van Zuijlekom / Explosivo C4 (foto de arquivo)
Explosivo C4 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2023
Nos siga no
Os explosivos para os atos terroristas planejados para 9 de Maio em Belarus foram fabricados nos Estados Unidos, informou o canal de TV estatal belarusso ONT na quarta-feira (10), citando informações do Comitê de Segurança Estatal de Belarus.

"Foi revelado que os explosivos eram de fabricação norte-americana. Os jovens que agora foram detidos e estão confessando compartilham um conhecimento com outro cidadão belarusso. Ele está em Kiev e, tendo recebido uma missão da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, encontrou os perpetradores em Belarus", disse a reportagem.

A apresentadora do programa de TV acrescentou que pacotes com explosivos chegaram ao país com disfarce de eletrodomésticos.
"Seria o suficiente para descarrilar vários trens de uma só vez ou para realizar um ato terrorista entre as pessoas durante as comemorações de 9 de Maio", disse ela.
Na véspera de 9 de maio, Ivan Tertel, presidente do Comitê de Segurança Estatal de Belarus, disse que as tentativas de cometer vários atos terroristas foram frustradas no país. De acordo com ele, as pessoas que estavam se preparando para cometer atos terroristas foram detidas. Tertel disse que "os serviços especiais [ucranianos] estavam por trás disso".
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em seu briefing semanal em Moscou, em 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2023
Panorama internacional
MRE russo: declarações do chefe da inteligência ucraniana sobre assassinato de russos é terrorismo
Em seguida, em 10 de maio, o canal de TV estatal ONT informou que os rastros do mandante dos atos levam à Ucrânia. Também foi esclarecido que todos os envolvidos no caso têm menos de 30 anos de idade, se tratando de duas mulheres e dois homens.
Anteriormente, o chefe do comitê disse estar prevista uma escalada significativa da situação ao longo do perímetro de Belarus: está relacionada tanto ao tópico das operações militares no sul quanto às tentativas contínuas de algumas forças externas de desestabilizar a situação dentro do país.
Antes disso, ele disse que a atividade terrorista no país pode se intensificar a partir da primavera europeia.
Militares russos em Mariupol - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2023
Panorama internacional
Levando conflito para cidades, Ucrânia comete crime de guerra, diz general grego
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала