- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE planeja sanções contra 7 empresas chinesas por suposto apoio às Forças Armadas russas, diz mídia

© AP Photo / John ThysBandeiras da União Europeia (UE) e da China são vistas no edifício Europa em Bruxelas, 17 de dezembro de 2019
Bandeiras da União Europeia (UE) e da China são vistas no edifício Europa em Bruxelas, 17 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) propôs impor sanções a diversas empresas chinesas por seu suposto apoio à operação militar da Rússia na Ucrânia, informa o jornal Financial Times.
Segundo o jornal, a União Europeia incluiu em uma nova lista de sanções sete produtores chineses de tecnologia eletrônica por venderem seus equipamentos, que podem ser usados em armas, para a Rússia. O novo pacote ainda deve ser discutido pelos países da UE.

"Tendo em conta o papel fundamental dos componentes eletrônicos para uso militar da Rússia [...] também é apropriado incluir outras entidades de países terceiros envolvidas na evasão das restrições comerciais, bem como certas entidades russas envolvidas no desenvolvimento, produção e fornecimento de componentes eletrônicos para o complexo militar-industrial da Rússia", diz a proposta da Comissão Europeia, citada pelo Financial Times.

Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia, fala ao lado de Álvaro Leyva, ministro das Relações Exteriores da Colômbia (fora da foto), durante coletiva de imprensa em Bogotá, Colômbia, 27 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2023
Panorama internacional
Borrell diz que a União Europeia precisa ter política independente com a China
A lista das empresas que serão submetidas a sanções inclui a 3HC Semiconductors e a King-Pai Technology, já sancionadas pelos EUA, e a Sinno Electronics e a Sigma Technology, sediadas em Hong Kong, incluídas na lista do Tesouro dos EUA que abrange as entidades com as quais particulares e empresas dos EUA estão proibidos de negociar.
A lista de sanções, que provavelmente aumentará as tensões no relacionamento com a China, também inclui algumas empresas iranianas por fornecerem drones à Rússia e sugere a sanção de navios petroleiros que escondem sua localização dos portos da UE sem justificativas razoáveis, para contornar o embargo russo à importação de petróleo.
Para entrar em vigor, a lista de novas sanções precisa ser aprovada por unanimidade pelos 27 Estados-membros da UE.
Os embaixadores da UE vão discutir a nova medida proposta pela Comissão Europeia em 10 de maio, informou o Politico na sexta-feira (5).
Josep Borrell, chefe das relações exteriores da União Europeia, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia (fora da foto), participam de cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Operação militar especial russa
Borrell descarta que Pequim forneça equipamentos militares para Moscou: 'Não aconteceu até agora'

Guerra de sanções

O Ocidente aumentou as sanções sobre a Rússia após o início da operação militar russa na Ucrânia, com muitas empresas europeias se retirando do país. A União Europeia já impôs dez pacotes de sanções contra Moscou desde fevereiro de 2022.
A Rússia declarou repetidamente que o país está lidando com a pressão das sanções impostas pelo Ocidente desde há vários anos.
Moscou observou que ao Ocidente falta coragem para admitir o fracasso das sanções contra a Rússia. No próprio Ocidente é repetidamente referido que as sanções são ineficazes.
Vladimir Putin apontou que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, mas as sanções infligiram um sério golpe a toda a economia global. Segundo ele, o principal objetivo do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала