- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Borrell descarta que Pequim forneça equipamentos militares para Moscou: 'Não aconteceu até agora'

© AP Photo / Virginia MayoJosep Borrell, chefe das relações exteriores da União Europeia, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia (fora da foto), participam de cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022
Josep Borrell, chefe das relações exteriores da União Europeia, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia (fora da foto), participam de cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Nos siga no
A China não fornece equipamentos militares para a Rússia, disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

"A China não forneceu armas à Rússia até o momento. Os Estados Unidos estão avaliando essa possibilidade, mas isso não aconteceu até agora", disse Borrell em uma conferência da União Europeia (UE) na cidade italiana de Florença.

Borrell também elogiou a conversa que o presidente chinês Xi Jinping teve com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky em 26 de abril, mencionando o plano proposto por Pequim para resolver o conflito na Ucrânia.
Drone Bayraktar TB2, fabricado na Turquia, voa na base aérea de Gecitkale, perto de Famagusta, na autoproclamada República Turca do Norte do Chipre, 16 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia reconhece ter derrubado seu próprio drone que perdeu o controle no céu de Kiev (VÍDEO)
No entanto, ele enfatizou que "a única coisa que pode ser considerada um plano de paz [para a Ucrânia] é a proposta de Zelensky".
Zelensky, falando na cúpula do G20 na Indonésia em meados de novembro, propôs uma "fórmula de dez pontos para restaurar a paz na Ucrânia" que inclui, em particular, a recuperação da integridade territorial do país, a retirada das tropas russas e a restauração da justiça.
Dólar americano e notas grívnia ucranianas - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Operação militar especial russa
Quanto dinheiro EUA enviaram para Ucrânia e para onde foi tudo?
Em fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores chinês emitiu uma declaração de 12 pontos propondo uma solução política para a crise ucraniana. Entre os pontos principais estão a necessidade de respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países, de retomar o diálogo direto entre Moscou e Kiev e um apelo para evitar uma nova escalada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала