- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-premiê da Malásia: muitos países asiáticos já podem negociar com sua própria moeda

© AP Photo / Kevin HagenO primeiro-ministro da Malásia, Mahathir bin Mohamad, discursa na 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, 27 de setembro de 2019.
O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir bin Mohamad, discursa na 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, 27 de setembro de 2019. - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2023
Nos siga no
Muitos países asiáticos já podem fazer comércio internacional com sua própria moeda, disse o ex-primeiro-ministro da Malásia, Mahathir bin Mohamad, ao jornal Global Times.

"Atualmente, muitos países estão rejeitando o uso da moeda norte-americana no comércio. A Rússia, por exemplo, insiste que o comércio deve ser feito em rublo, a moeda russa [...] Quando você compra a moeda americana, a moeda americana adquire um valor alto. Portanto, se puderem usar sua própria moeda ou alguma outra moeda, eles gostariam de fazê-lo", disse o ex-premiê.

De acordo com o político, a proposta de que o Leste Asiático deve ter uma moeda para o comércio, que ele fez uma vez, agora está disponível para muitos países.
Entretanto, essa situação claramente não agrada a Washington.

"Os EUA lucram tendo a moeda norte-americana como moeda comercial. Portanto, quando sugerimos substituí-la por uma moeda comercial do Leste Asiático, os EUA não ficam satisfeitos e fazem campanha contra isso", explica Mahathir bin Mohamad.

Vista de cédulas de dólar; moeda teve maior aumento em dois meses - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Panorama internacional
Especialista destaca por que a desdolarização é inevitável

Desdolarização global

Um número crescente de países, especialmente no Sul Global, está se separando do dólar americano por vários motivos. Isso inclui a política agressiva de sanções dos EUA contra países que eles destacam para esse fim.
Outros fatores foram a crescente dívida pública dos Estados Unidos, a volatilidade do dólar, uma série de falências de bancos norte-americanos e, mais recentemente, a disputa sobre o teto da dívida americana. Tudo isso tem corroído a confiança no dólar.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Foto oficial da VII Cúpula da CELAC - Buenos Aires - Argentina - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Panorama internacional
Progressismo na América Latina ajudará a blindar região da crise bancária dos EUA, diz economista
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou em janeiro de 2022 que o aumento das taxas de juros dos EUA poderia sair pela culatra na economia global e especialmente em países com níveis mais altos de dívida denominada em dólar.
Neste ano, Georgieva admitiu que está ocorrendo uma mudança em relação ao dólar americano, embora não haja "alternativa ao dólar" como moeda de reserva mundial no futuro previsível, argumentou a autoridade.
Dólar em chamas - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Panorama internacional
Se China abandonar o dólar americano, as consequências para os EUA 'podem ser severas', diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала