- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista destaca por que a desdolarização é inevitável

© FolhapressVista de cédulas de dólar; moeda teve maior aumento em dois meses
Vista de cédulas de dólar; moeda teve maior aumento em dois meses - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2023
Nos siga no
Uma acadêmica canadense resume o que tem acontecido com o sistema financeiro do dólar nas últimas semanas, e por que ele é insustentável.
O processo de desdolarização está ocorrendo e "não é difícil encontrar sinais disso", observou Radhika Desai, professora do Departamento de Estudos Políticos e diretora do Grupo de Pesquisa em Economia Geopolítica, da Universidade de Manitoba, no Canadá, em um artigo divulgado no sábado (6) na RT.
A dra. Radhika Desai destacou o surgimento de alternativas ao dólar, citando como exemplo como "os maiores compradores e vendedores no comércio de petróleo, Moscou e Riad, bem como Pequim e Nova Deli, estão concordando em negociar em moedas que não sejam o dólar".
Ela ressaltou que o importante papel da moeda norte-americana no mundo tem se baseado, desde 1971, na ideia de que "o sistema financeiro do dólar era o mais sofisticado do mundo, com as mais amplas e profundas fontes de capital, com as quais os investidores do resto do mundo podiam se abastecer", e sublinhou o papel crucial do processo de financeirização ou a expansão da atividade financeira desde então.
No entanto, Desai crê que a suposta atratividade do sistema financeiro dos EUA era exagerada, não conseguindo oferecer "investimentos produtivos benéficos". Em vez disso, diz, o sistema "liberou torrentes de dinheiro quente de longo prazo que beneficiaram principalmente apenas os investidores especulativos ocidentais, ao mesmo tempo que causaram estragos nas economias do resto do mundo".
O resultado foi que "a economia produtiva dos EUA" ficou sem investimentos de longo prazo, o que impedirá "o fluxo de dólares para o sistema do dólar americano", afirmou ela. A alta inflação também está desencorajando os investidores, devido à desvalorização de seus fundos, acrescentou.
Enquanto isso, a economia da China está virando mais atraente para os investidores, pois "o dinheiro de todo o mundo está afluindo" para as ofertas públicas iniciais das empresas do país asiático, segundo a autora do artigo. Essa tendência seria explicada por a China ainda ter "uma economia produtiva" e "empresas produtivas que pagam dividendos constantes".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала