- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente eleito do Paraguai promete 'fortalecer laços' com Taiwan; ilha agradece e cita cooperação

© AP Photo / Jorge SaenzO presidente eleito do Paraguai, Santiago Pena, dá entrevista coletiva em Assunção, Paraguai, 2 de maio de 2023
O presidente eleito do Paraguai, Santiago Pena, dá entrevista coletiva em Assunção, Paraguai, 2 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Nos siga no
Santiago Peña, que obteve 43% dos votos, declarou em janeiro que seguiria a política do atual presidente de se aliar a Taiwan, apesar da pressão do setor agrícola local que quer abrir os lucrativos mercados chineses para soja e carne bovina.
Nesta sexta-feira (5), o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que continuará a fortalecer os "laços históricos" de seu país com Taiwan após uma ligação com seu homólogo depois de vencer a eleição.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, ligou para Peña para parabenizar pela sua vitória e postou no Twitter que na ligação o "agradeceu" por sua amizade e apoio contínuos à ilha, "estou ansiosa para trabalhar com você para promover nossa cooperação bilateral e o bem-estar de nossos povos", disse Tsai.
Obrigado, presidente Tsai Ing-wen, para a chamada de parabéns. Continuaremos fortalecendo os laços históricos entre o Paraguai e a República da China (Taiwan) e esperamos trabalhar juntos em projetos de cooperação mutuamente benéficos para nossos países nos próximos anos.
As relações diplomáticas dos países por mais de seis décadas estiveram no centro das atenções antes da eleição de domingo (30), com o candidato da oposição Efrain Alegre dizendo que tentaria aproximar seu país da China para fortalecer os laços agrícolas.
Armas de artilharia taiwanesas disparando durante exercícios antiaterrissagem Han Guang realizados ao longo da costa de Pingtung, Taiwan, 16 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Taiwan planeja realizar série de manobras militares para elevar defesa e lidar com China
Após a declaração de Alegre, Taiwan alertou o país sul-americano de que as "promessas superficiais da China" não devem ser levadas a sério na tentativa de não "perder" mais um contado diplomático para Pequim, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала