DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pesquisadores de Israel criam modelo de IA para decifrar uma das formas mais antigas de escrita

© AP Photo / Hadi MizbanBaixo-relevo exibido no Museu Nacional do Iraque em Bagdá, 15 de setembro de 2014.
Baixo-relevo exibido no Museu Nacional do Iraque em Bagdá, 15 de setembro de 2014. - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Nos siga no
O modelo de IA recém-desenvolvido em Israel pode economizar tempo e esforço consideráveis na tradução de centenas de milhares de tábuas de argila da Mesopotâmia, datando de 3400 a.C., que contêm informações inestimáveis sobre a vida cotidiana da antiga civilização.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da Universidade de Ariel desenvolveram um modelo de inteligência artificial (IA) capaz de traduzir automaticamente para o inglês um texto acadiano escrito em cuneiforme.
O cuneiforme é uma das formas mais antigas de escrita conhecidas, e os especialistas em assiriologia passam muitos anos estudando-o para entender os textos antigos da Mesopotâmia.
O modelo tem duas versões. Uma traduz o acadiano a partir de representações de símbolos cuneiformes em escrita latina e outra traduz a partir de representações unicode dos sinais.
Estátua - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Ciência e sociedade
Descobrem na Espanha bustos de 2.500 anos de misteriosa civilização ibérica (FOTOS, VÍDEO)
De acordo com os resultados da pesquisa realizada, a primeira versão teve um desempenho bastante bom. Esse modelo pode fornecer resultados comparáveis aos de um tradutor automático médio de um idioma moderno para outro.
Essa é uma conquista significativa, pois há uma lacuna cultural de mais de 2.000 anos na tradução da língua acadiana antiga.
Seus estudos foram publicados na revista PNAS Nexus. Essa nova tecnologia pode revolucionar o estudo da história antiga, tornando-a mais acessível e aberta a um público mais amplo.
Templo chinês (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Ciência e sociedade
Achadas na China tabuletas de bambu de 2.000 anos que revelam dados sobre antigos governos (FOTO)
O mesmo grupo de pesquisadores desenvolveu um modelo de IA chamado Motor da Babilônia em 2020. O modelo contemporâneo é supostamente uma versão melhor e reformulada dele.
Esses modelos são feitos para treinar os alunos a compreender melhor os textos antigos e para pesquisadores mais competentes como uma ferramenta de análise de primeiro estágio.
Relevos de teto no templo de Esna - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2023
Ciência e sociedade
Símbolo do zodíaco é descoberto no teto de templo de 1.800 anos no Egito (FOTOS)
A Assíria, localizada na planície da Mesopotâmia (atual Iraque), recebeu o nome do deus Ashur, o mais alto no panteão dos deuses assírios. Em 721 a.C., a Assíria capturou a parte norte do que hoje é Israel, levando as Dez Tribos para o cativeiro. Esses exilados judeus viveram ao lado do povo assírio, usando a escrita cuneiforme.
Os historiadores observam que centenas de milhares de tábuas de argila da antiga Mesopotâmia, escritas em cuneiforme, foram encontradas por arqueólogos, muito mais do que pode ser traduzido pelo número limitado de especialistas que podem lê-las.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала