- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Dirigível militar chinês nunca antes visto capturado em imagens de satélite (FOTOS)

© Sputnik / Ramil SitdikovUm dirigível AU-30 construído pela Augur Aeronautical Centre durante uma apresentação no aeródromo de Kirzhach.
Um dirigível AU-30 construído pela Augur Aeronautical Centre durante uma apresentação no aeródromo de Kirzhach. - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Nos siga no
Um grande dirigível desenvolvido pelas Forças Armadas chinesas foi visto pela primeira vez em uma base remota no deserto do noroeste da China, segundo novas imagens da empresa BlackSky que exerce inteligência geoespacial em tempo real.

"BlackSky divulga a primeira e única imagem de satélite de um suposto dirigível em uma base militar na China. A rara imagem foi capturada em 4 de novembro de 2022, às 9 horas da manhã, horário local, no sítio de testes de Korla Leste", escreveu a BlackSky no Twitter.

Segundo especialistas da CNN, as imagens podem indicar um avanço notável no programa de dirigíveis da China, demonstrando uma aeronave mais versátil e manobrável do que as vistas ou conhecidas anteriormente.

"As imagens, tiradas em novembro de 2022 pela empresa americana de imagens de satélite BlackSky, mostram um dirigível de aproximadamente 30 metros de comprimento no meio de uma pista de quase um quilômetro de comprimento em um complexo militar no deserto no noroeste da China", diz a CNN.

As imagens foram tiradas três meses antes de um balão espião chinês ser abatido perto da costa da Carolina do Sul.
Um dirigível, uma pista de decolagem e um enorme hangar de dirigíveis de mais de 250 metros, segundo a CNN, são vistos nas imagens.
Um balão espião do projeto Genetrix é lançado do porta-aviões USS Valley Forge, 1956 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Panorama internacional
Mídia: balão chinês foi capaz de coletar dados de vários sítios militares dos EUA
Segundo o especialista Andrew Salerno-Garthwaite, a China desenvolve uma arma antissatélite a laser.

"Novas imagens de satélite da BlackSky sugerem que a China está operando armas antissatélite a laser [ASAT, na sigla em inglês] para atacar satélites ocidentais. O local de testes de Korla Leste é usado para desenvolver tecnologia que pode avariar, destruir ou sequestrar satélites estrangeiros", escreveu ele no Twitter.

Contudo, as autoridades norte-americanas ainda não comentaram as imagens.
Uma fonte da CNN no Departamento de Defesa dos EUA disse que uma vez que é visível, o Pentágono está ciente.

"Você pode esperar que, por estar disponível por meio de imagens de satélite, estamos rastreando o objeto", disse a fonte.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала