DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rover da China pode ter encontrado água líquida em Marte, diz estudo

CC BY 2.0 / Flickr.com / Kevin Gill / Marte (imagem referencial)
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2023
Nos siga no
O Planeta Vermelho tem água abaixo de sua superfície, segundo os dados enviados pela rover chinês Zhurong, concluiu uma pesquisa.
O rover marciano Zhurong da China descobriu evidências de água líquida em Marte, segundo um estudo publicado na revista Science Advances.
Os astrônomos acreditam que a água já foi abundante no Planeta Vermelho, mas como a atmosfera de Marte é apenas 1% da atmosfera da Terra, a água evaporou há muito tempo ou até mesmo se deslocou para o interior do planeta. Por isso, não se acredita que a água líquida possa existir na superfície de Marte.
Glaciar relicto no Labirinto de Noctis Oriental - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Ciência e sociedade
Cientistas descobrem sinais de uma geleira antiga em Marte (FOTO)
A pesquisa indica que os astrônomos usaram três dos instrumentos do Zhurong para medir a composição da superfície das dunas na área imediata em que o rover pousou. Eles descobriram que as características da superfície da duna são semelhantes ao que aconteceria quando a água salina líquida se forma depois que a neve derrete nas dunas que contêm sal.
O estudo mostra que as dunas podem ter sido hidratadas quando o vapor de água se deslocou da camada de gelo polar encontrada no planeta para o seu equador. Isso teria tornado as latitudes inferiores de Marte mais úmidas. Tais descobertas aumentam as esperanças de que a água líquida possa ser encontrada em Marte um dia.
O rover Zhurong tem estado em hibernação desde maio de 2021. Recentemente, a China declarou que ele pode estar coberto de poeira, o que o impediria de se recarregar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала