DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas descobrem sinais de uma geleira antiga em Marte (FOTO)

© FotoGlaciar relicto no Labirinto de Noctis Oriental
Glaciar relicto no Labirinto de Noctis Oriental - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Nos siga no
Cientistas planetários encontraram os restos de um antigo glaciar perto do equador de Marte, que consiste principalmente de depósitos de sais. No entanto, ainda pode conter gelo de água, isolado do ambiente externo.
Sabe-se agora que há depósitos de gelo de água nas regiões polares de Marte. Contudo, a questão de se saber se há depósitos de gelo nas latitudes média e equatorial do planeta continua a ser um assunto em debate.
Uma equipe de cientistas planetários liderada por Pascal Lee, do Instituto SETI, relatou ter encontrado evidências de uma geleira relicta na parte oriental do Labirinto de Noctis. A descoberta foi feita ao analisar dados de vários instrumentos da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Nenhum gelo de água foi encontrado nos sedimentos, mas sulfatos hidratados e hidroxilados foram encontrados. Estes sais foram provavelmente formados como resultado da interação de cinzas vulcânicas ou sedimentos piroclásticos com gelo glacial no passado.

"O que encontramos não é gelo, mas um depósito de sal com as características morfológicas detalhadas de uma geleira", disse Pascal Lee.

A geleira se situa a 160 quilômetros a noroeste da cratera Oudemans, tem cerca de dois a quatro quilômetros de largura e pelo menos seis quilômetros de comprimento. Consiste em sedimentos leves mostrando uma estrutura linear e em forma de arco. Há também padrões de fratura concêntricos e em forma de cunha e dobras.

"O que achamos que aconteceu aqui é que o sal se formou no topo de uma geleira, preservando a forma do gelo embaixo, até detalhes como campos de fendas e bandas de moreias."

Restos de uma geleira moderna encontrados perto do equador de Marte implicam gelo de água possivelmente presente em baixas latitudes em Marte mesmo hoje

"E nós sabemos sobre a recente atividade glacial em Marte, mas até agora apenas em latitudes mais altas. Uma geleira relativamente jovem neste local nos diz que Marte experimentou gelo superficial nos últimos tempos, mesmo perto do equador, o que é novo", acrescentou Lee.

Com o tempo, a geleira perdeu todas ou a maioria de suas reservas de gelo, mas os depósitos de sal permaneceram, preservando a morfologia primária da geleira. Talvez ainda exista alguma quantidade de gelo dentro da geleira, isolado do ambiente externo por sedimentos.

"Esta região de Marte tem uma história de atividade vulcânica. E onde alguns dos materiais vulcânicos entraram em contato com o gelo da geleira, reações químicas teriam ocorrido na fronteira entre os dois para formar uma camada endurecida de sais de sulfato", disse Sourabh Shubham, coautor do estudo.

"Esta é a explicação mais provável para os sulfatos hidratados e hidroxilados que observamos neste depósito de tons claros." Um relatório sobre os resultados do trabalho foi apresentado na 54ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária (LPSC, na sigla inglês).
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Ciência e sociedade
Cientistas da NASA perplexos com círculos 'incomuns' que aparecem na superfície de Marte (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала