- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MD da Ucrânia diz que Kiev está pronta para contraofensiva, com tropas aguardando ordem do comando

© AP Photo / Bernat ArmangueMembros da Brigada Bureviy da Guarda Nacional ucraniana participam de um exercício militar na região de Kiev em 27 de abril de 2023.
Membros da Brigada Bureviy da Guarda Nacional ucraniana participam de um exercício militar na região de Kiev em 27 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Nos siga no
O ministro da Defesa ucraniano, Aleksei Reznikov, disse na sexta-feira (28) que a Ucrânia está pronta para uma contraofensiva, com as tropas aguardando uma decisão de seus comandantes.

"Os preparativos para a contraofensiva estão chegando ao fim. Além de obter armas, é preciso que nossos soldados tenham aptidão para manejar o equipamento. Recebemos armamentos bastante modernos: Leopard 2, Challenger e Abrams, mas acho que os Abrams não vão chegar a tempo para esta ofensiva [...] Globalmente, estamos prontos para a ofensiva", disse Reznikov em uma coletiva de imprensa.

Ele acrescentou que as tropas ucranianas estão apenas aguardando a decisão do comando.

"Estamos prontos quando for a vontade de Deus, o clima permitir e houver uma decisão do comando", enfatizou o chefe da Defesa.

Militares ucranianos usam peça de artilharia D-20 de 152 mm em polígono militar na região de Kiev, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Panorama internacional
'Apostas são demasiado altas': mídia aponta que Ocidente pode perder a paciência com a Ucrânia

O que se sabe da contraofensiva ucraniana?

Como informou a Reuters anteriormente, Kiev preparou oito brigadas de assalto da chamada guarda ofensiva.
Especialistas russos estimam o número dessas tropas em cerca de 200.000 homens.
A iminente contraofensiva das Forças Armadas ucranianas tem sido anunciada repetidamente, tanto em Kiev como no Ocidente.
Um soldado ucraniano observa as posições russas por meio de seu periscópio em uma trincheira na linha de frente no vilarejo de Nova York, região de Donetsk, Ucrânia, em 24 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Operação militar especial russa
Kiev envia sinais falsos sobre local e momento de possível contraofensiva, afirma jornal
Segundo o ministro da Defesa ucraniano Aleksei Reznikov, a ofensiva pode começar quando o período da lama da primavera europeia terminar.
Especialistas militares e políticos ucranianos e ocidentais citaram repetidamente a região de Zaporozhie como um dos alvos do ataque, a fim de se alcançar a costa do mar de Azov para cortar o corredor terrestre para a Crimeia.
Esta região, assim como outras, afirmou repetidamente que se preparou para qualquer ação por parte da Ucrânia.
Soldados ucranianos caminham perto de sua posição na linha de frente na região de Donetsk, Ucrânia, 15 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Operação militar especial russa
General ucraniano admite que faltam a Kiev pessoas e equipamento ante preparações para contra-ataque
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала