- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

General ucraniano admite que faltam a Kiev pessoas e equipamento ante preparações para contra-ataque

© AP Photo / Roman ChopSoldados ucranianos caminham perto de sua posição na linha de frente na região de Donetsk, Ucrânia, 15 de abril de 2023.
Soldados ucranianos caminham perto de sua posição na linha de frente na região de Donetsk, Ucrânia, 15 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Nos siga no
O comandante das forças ucranianas na região de Carcóvia, general Sergei Melnik, acredita que Kiev nunca vai reunir a quantidade necessária de homens e equipamentos, já que o país não dispõe de mais soldados profissionais, só pessoal sem experiência, segundo o jornal El País.

"O problema é que temos uma falta de pessoas e equipamentos. Porque aqueles que são militares profissionais [...] já estão exaustos, feridos ou em recuperação. Ou já morreram. É por isso que convidamos gente sem experiência militar e a treinamos", afirmou o general, citado pelo jornal.

O alto oficial disse também que o que acontece na Ucrânia não é uma mobilização, mas, segundo ele, um "recrutamento voluntário".
Militares russos do destacamento de paraquedistas com complexo de mísseis portáteis durante ações na área de Kherson - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Panorama internacional
'Porta pode se fechar': Ucrânia arrisca ficar sem ajuda se contraofensiva falhar, sugere mídia
Segundo o jornal, Melnik admite que as tropas ucranianas precisam de mais homens e munições para a artilharia, bem como tanques.
Ele está confiante de que as tropas de seu país têm armas para a suposta ofensiva da primavera, mas admite que quanto mais armas modernas Kiev receber de seus aliados internacionais, melhor.
A mobilização geral e a lei marcial foram decretadas em 24 de fevereiro de 2022. Ela tem sido regularmente prorrogada pela duração máxima legal possível – três meses. A lei marcial e a mobilização foram agora prorrogadas até 20 de maio de 2023.
Militares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2023
Operação militar especial russa
Ocidente é incapaz de satisfazer 'apetite insaciável' da Ucrânia por armas, diz mídia
O primeiro-ministro ucraniano Denis Shmygal disse no início de abril que uma contraofensiva ucraniana pode começar no verão. Ele afirmou mais tarde que ela começaria "no futuro próximo".
A mídia norte-americana informou que a campanha em grande escala da Ucrânia estava supostamente programada para 30 de abril.
Especialistas entrevistados pela Sputnik observam que as declarações contraditórias de Kiev e Washington não devem ser consideradas, pois podem fazer parte de uma campanha de desinformação.
Anteriormente, a edição Foreign Policy, citando a deputada ucraniana Aleksandra Ustinova, disse que a Ucrânia esperava lançar uma ofensiva em abril, mas a adiou devido à escassez de armas.
O presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva e o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa passando em revista as tropas durante a cerimônia de boas-vindas fora do mosteiro dos Jerônimos do século XVI em Lisboa, 22 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2023
Notícias do Brasil
Em Portugal, Lula nega ter igualado Ucrânia e Rússia por responsabilidade do conflito e pede 3ª via
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала