- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaro traça estratégia com filhos ante instalação da CPMI sobre invasões em Brasília, diz mídia

© AFP 2023 / Sergio LimaO ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro gesticula dentro de um carro após depor na sede da Polícia Federal em Brasília, em 5 de abril de 2023
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro gesticula dentro de um carro após depor na sede da Polícia Federal em Brasília, em 5 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Nos siga no
A CPMI terá 32 integrantes, contanto com 16 senadores e 16 deputados. As vagas serão ocupadas de forma proporcional ao tamanho dos blocos partidários.
Mesmo tendo já se passado quase cinco meses das invasões aos prédios dos três Poderes em Brasília, a ação continua a ser amplamente apurada e ganhou novo fôlego após a queda do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, na semana passada.
No Congresso Nacional, a expectativa é para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) já nesta quarta-feira (26) para investigar as invasões e suas possíveis conexões com políticos, Forças Armadas e empresários.
Para ser cem por cento aprovada, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem que fazer a leitura do pedido de instalação durante sessão no plenário da casa legislativa.
General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Notícias do Brasil
Mesmo com exoneração, cúpula do Exército defende ações de ex-chefe militar do Planalto ante invasões
Enquanto a instalação da CPMI anda, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, já teria traçado uma estratégia para se "blindar" diante da comissão. De acordo com o blog de Lauro Jardim em O Globo.
Segundo o colunista, além de indicar o deputado federal e seu filho, Eduardo Bolsonaro, para uma das três cadeiras que o PL terá na comissão mista, o ex-presidente quer também Flávio Bolsonaro entre as duas vagas do Senado.
Ainda segundo o colunista, antes, o PL previa escalar os bolsonaristas Magno Malta e Jorge Seif. Porém, o capitão está convencido de que será o principal alvo da CPMI e precisará dos filhos Eduardo e Flávio para protegê-lo.
Ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general da reserva Gonçalves Dias, participa de evento em Brasília (foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Notícias do Brasil
Crise no GSI visa atingir Lula por sua posição sobre Ucrânia, diz ex-funcionário do órgão
O PL também deve escalar o ex-Abin e atual deputado Alexandre Ramagem e André Fernandes, autor do requerimento, para o colegiado, de acordo com o G1.
Tanto no Senado quanto na Câmara o governo tem maioria, mas o chamado Centrão será o fiel da balança porque tem influência nos dois maiores blocos. Um formado por nove partidos e o outro formado por cinco partidos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала