- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministros de agricultura do G7 reconhecem importância do acordo de grãos e apoiam sua extensão

© Sputnik / Dmitry Makeev / Acessar o banco de imagensTrigo a ser colhido em um campo na região de Zaporozhie, Ucrânia
Trigo a ser colhido em um campo na região de Zaporozhie, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2023
Nos siga no
Os ministros da Agricultura dos países do G7 reconheceram a importância da Iniciativa de Grãos do mar Negro e expressaram forte apoio à sua expansão, implementação e extensão em um comunicado conjunto emitido após uma reunião de dois dias na cidade japonesa de Miyazaki.

"Reconhecemos a importância das Faixas de Solidariedade UE-Ucrânia, da Iniciativa de Grãos da Ucrânia do Presidente [ucraniano] [Vladimir] Zelensky e da Iniciativa de Grãos do Mar Negro [BSGI, na sigla em inglês] negociada pela ONU e Turquia. Nesse contexto, apoiamos fortemente a extensão, implementação e expansão completas do BSGI", dizia o comunicado.

Ao mesmo tempo, os ministros do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) acusaram a Rússia de supostamente usar alimentos "como meio de desestabilização e como ferramenta de coerção geopolítica".
"Continuaremos a projetar nossas medidas restritivas contra a Rússia para proteger a população necessitada de consequências não intencionais, garantindo que alimentos e fertilizantes sejam retirados", acrescentou o documento.
A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, também conhecida como Iniciativa para o Transporte Seguro de Grãos e Alimentos de portos ucranianos, assinada entre Rússia, Turquia, Ucrânia e as Nações Unidas em julho de 2022, prevê a exportação de grãos, alimentos e fertilizantes ucranianos ao longo o mar Negro a partir de três portos, incluindo Odessa.
O pacote de acordo também inclui um memorando de entendimento entre a Rússia e a ONU para desbloquear as exportações russas de grãos e fertilizantes via mar Negro, o que, segundo Moscou, não foi implementado em meio às sanções ocidentais.
Em março, a Rússia estendeu o acordo por 60 dos 120 dias possíveis. O presidente russo, Vladimir Putin, disse repetidamente que a maioria dos navios que transportam grãos ucranianos não chegou aos países mais pobres do mundo e acabou na Europa.
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo. Moscou, 19 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Panorama internacional
Moscou: decisão de 4 Estados da UE de limitar exportações de grãos da Ucrânia é um golpe para Kiev
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала