- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: decisão de 4 Estados da UE de limitar exportações de grãos da Ucrânia é um golpe para Kiev

© Sputnik / Nataliya SeliverstovaPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo. Moscou, 19 de fevereiro de 2023
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo. Moscou, 19 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Nos siga no
A decisão da Polônia, Eslováquia, Hungria e Bulgária de limitar as exportações de grãos da Ucrânia é um golpe para o governo do presidente ucraniano Vladimir Zelensky, afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo nesta sexta-feira (21).

"O regime de Zelensky recebeu outro golpe de seus amigos mais próximos do Leste Europeu – Polônia, Eslováquia, Hungria e Bulgária – que, devido aos protestos de seus próprios agricultores e à queda dos preços internos, interromperam temporariamente a importação de grãos ucranianos e vão incluir seus outros produtos agrícolas na lista negra", disse o ministério em um comunicado.

O MRE observa também que o sistema de exportação através de "corredores solidários" dos produtos agrícolas da Ucrânia "quebrou".

"A mídia ocidental diz que o apoio incondicional a Kiev pelos Estados da Leste Europeu está se esgotando, e isso ameaça o regime de Zelensky com perdas financeiras tangíveis", enfatizou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Por sua vez, o vice-ministro Sergei Vershinin declarou que Moscou exige que se use o tempo restante até 18 de maio para cumprir as condições da Rússia para a extensão do acordo de grãos.

"Nós pedimos que se use, nem pedimos, mas simplesmente exigimos que se use o tempo restante para obter algum progresso. E se não houver progresso, então para que serve tal acordo de grãos, que não traz para a Rússia nada de útil? Esta é uma questão séria que todos devem considerar", disse Vershinin.

"Tanto [esse acordo] não traz resultados para a Rússia como não traz resultados em termos de segurança alimentar global, porque os fornecimentos da Rússia são um elemento muito importante para assegurar a segurança alimentar no mundo", acrescentou ele.
Comentando os fertilizantes russos bloqueados na Europa, o vice-ministro das Relações Exteriores russo disse que a Rússia está preparando sua entrega ao Quênia e à Nigéria.

"Você mencionou que parte dos fertilizantes russos foram para países africanos. Isso é verdade: até agora apenas foi enviada uma remessa para o Malawi – duas mil toneladas, e isso demorou, a propósito, provavelmente seis meses. Estão sendo preparadas mais duas, como você disse corretamente, para o Quênia e a Nigéria, mas ainda não foram realizadas", enfatizou Vershinin.

O acordo de grãos foi assinado em 22 de julho de 2022 por representantes da Rússia, Turquia, Ucrânia e Nações Unidas e pressupõe a exportação de grãos e fertilizantes ucranianos a partir de três portos no mar Negro, incluindo o de Odessa. O Centro Comum de Coordenação em Istambul é responsável pelo controle do tráfego de navios.
O acordo de grãos faz parte de um pacote que inclui também a liberação das exportações russas de alimentos e fertilizantes, antes sancionadas.
Grãos de trigo (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Panorama internacional
Outro aliado ucraniano suspende importações de alimentos à medida que tensões crescem na Europa
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала