DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberto vírus incomum se proliferando nos mundos oceânicos

© iStock.com / VideologiaColônia de microrganismos flutuando na água
Colônia de microrganismos flutuando na água  - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Nos siga no
Uma equipe de cientistas descobriu um vírus jamais visto, proliferando-se nos oceanos ensolarados de ponta a ponta, infectando o plâncton.
Os micróbios recém-descobertos foram denominados como "mirusviruses", que pertencem a um grande grupo de vírus chamados Duplodnaviria, do qual faz parte a herpesviruses, capaz de infectar animais e humanos.
A parte estranha do novo vírus é que ele pode espalhar uma quantidade incrível de genes com um grupo de vírus gigantes, chamado Varidnaviria.
A partir destas características, os especialistas sugeriram que o novo vírus seja híbrido, entre duas linhagens virais distantes.
"Eles são uma mistura de dois grupos diferentes de vírus, de um lado o herpesviruses, baseado nos genes de partículas, e do outro os vírus gigantes, baseados em muitos mais genes", afirmou Tom Delmot, pesquisador do Centro Nacional para Pesquisa Científica da França.
A descoberta ajudará a compreender um pouco mais sobre os vírus que vivem nos oceanos, além de poder ser a chave para resolver a enigmática origem do vírus do herpes.
Vírus (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Ciência e sociedade
Vírus de milhões de anos podem salvar humanos de câncer, determina estudo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала