Egito produziu munição para a Ucrânia, segundo documentos vazados

© Sputnik / Viktor AntonyukMunições no interior de um sistema de artilharia 2S3 Akatsiya durante ofensiva contra as forças ucranianas
Munições no interior de um sistema de artilharia 2S3 Akatsiya durante ofensiva contra as forças ucranianas - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2023
Nos siga no
O jornal americano Washington Post, citando documentos confidenciais dos Estados Unidos vazados, afirma que o Egito suspendeu em março um plano, depois de conversas com autoridades americanas, para o fornecimento secreto de foguetes à Rússia e decidiu produzir munição para a Ucrânia.
Anteriormente, o jornal, também citando o documento de inteligência dos EUA, afirmou que o Egito planejava enviar secretamente até 40.000 foguetes para a Rússia.

"Um novo documento vazado afirma que o Egito arquivou o acordo com Moscou e aprovou a venda de munição de artilharia de 152 mm e 155 mm para os Estados Unidos, para transferência para a Ucrânia", diz no artigo.

Como o jornal observa com referência ao documento, o Egito usaria suas capacidades para produzir munição para a Ucrânia como "uma alavanca" para obter equipamentos americanos, incluindo caças F-35 e sistemas de defesa antiaérea Patriot.
De acordo com informação da mídia, os documentos não indicam se o Egito restabeleceu o plano com Moscou ou se Cairo ainda forneceu munição dos EUA à Ucrânia.
O Pentágono está investigando o vazamento nas redes sociais de materiais descrevendo o estado das tropas ucranianas e os planos dos EUA e da OTAN para fortalecê-las.
O New York Times observou que os documentos datados do início de março foram supostamente distribuídos em "canais de televisão pró-governo russos". Foi alegado que mais de 100 documentos poderiam ter chegado à Internet e que os danos foram estimados como significativos.
Bandeira dos EUA sobre a Casa Branca em Washington, EUA, 28 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Panorama internacional
Aliados preocupados com vazamento de documentos, mas precisam dos EUA, diz jornal
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала