- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aliados preocupados com vazamento de documentos, mas precisam dos EUA, diz jornal

© AP Photo / Susan WalshBandeira dos EUA sobre a Casa Branca em Washington, EUA, 28 de março de 2023.
Bandeira dos EUA sobre a Casa Branca em Washington, EUA, 28 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Nos siga no
No Ocidente, duvidava-se que os EUA ainda pudessem "guardar segredos em segredo", mas não vão reduzir a cooperação devido aos enormes recursos da inteligência americana e à importância da cooperação, escreve The Washington Post. O jornal comparou a situação com o escândalo de Snowden.
O vazamento de documentos confidenciais da inteligência dos EUA causou alguns danos às relações dos EUA com os principais aliados, mas não teve um impacto significativo sobre eles, ao contrário das revelações de uma década atrás pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, Edward Snowden. O Washington Post chama a reação atual de "resignada".
Mesmo assim, interlocutores do jornal entre altos funcionários ocidentais expressaram surpresa por um simples soldado americano ter acesso a uma enorme variedade de documentos secretos.
O incidente "levanta dúvidas sobre como os dados de inteligência são protegidos e como são tratados", observou uma fonte de um país europeu, mas acrescentou que vazamentos periódicos são o preço a pagar por cooperar com uma agência de inteligência gigante como a dos EUA.
Outra autoridade europeia salientou que Washington foi e continua sendo um parceiro importante no campo da inteligência e, portanto, a cooperação com os EUA é fundamental para a segurança nacional.
Como explica o Washington Post, esta aparente contradição surgiu devido à existência nos Estados Unidos de um sistema sem precedentes de coleta de inteligência, que foi criado por décadas e custou "muitos bilhões de dólares".
Alguns aliados dos EUA alcançaram sucesso na espionagem local, especialmente no que diz respeito ao recrutamento de agentes, mas nenhum país alcançou a mesma cobertura global comparável aos recursos da NSA e às capacidades de interceptação de inteligência.
O vazamento de documentos levanta dúvidas sobre "a capacidade dos EUA de manter segredos", mas agora as revelações sobre espionagem de líderes estrangeiros não causam mais o mesmo choque que há dez anos com o escândalo de Snowden, acrescentou outra fonte.
As autoridades dos Estados Unidos da América assumem que todos espionam a todos. "Essa é a natureza das coisas", explicou o interlocutor.
Na semana passada, o Pentágono e o Departamento de Justiça dos EUA iniciaram uma investigação sobre esse vazamento. Enquanto isso, alguns disseram que os slides da apresentação da agência de defesa americana, que apareceu no Telegram na quinta-feira (6), foram publicados por "propagandistas russos".
O The Wall Street Journal examinou esses documentos e uma coleção maior de documentos que surgiram na sexta-feira (7) e não conseguiu verificar independentemente sua autenticidade.
A vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, disse no domingo (9) que os EUA continuam a avaliar a autenticidade destes documentos, "que aparentemente contêm materiais confidenciais e altamente secretos".
Panorama do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 1º de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Panorama internacional
Congressista dos EUA duvida que suspeito de documentos vazados seja 'verdadeiro inimigo' do país
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала