DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Por que China pode dominar próximo grande avanço em baterias?

© AP Photo / Andy WongTrabalhador limpa um modelo do carro Rising F7 em uma seção que vende várias marcas de carros elétricos de fabricação chinesa dentro de um shopping em Pequim, 4 de abril de 2023.
Trabalhador limpa um modelo do carro Rising F7 em uma seção que vende várias marcas de carros elétricos de fabricação chinesa dentro de um shopping em Pequim, 4 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Nos siga no
A China está desenvolvendo novas tecnologias em baterias usando materiais inovadores que a podem ajudar a entrar nos líderes mundiais desta indústria, segundo o jornal The New York Times.
De acordo com o artigo, hoje a China apresenta uma nova e importante inovação em acumuladores: substituir o lítio pelo sódio, um material muito mais barato e mais comum.

"Essas baterias, em sua maioria feitas de lítio, alimentaram a ascensão dos telefones celulares e outros produtos eletrônicos de consumo. Elas estão transformando a indústria automotiva e em breve poderão começar a fazer o mesmo pelos painéis solares e turbinas eólicas, cruciais na luta contra a mudança climática. A China domina sua refinação e produção química."

O sódio, encontrado em todo o mundo como parte do sal, é vendido por 1-3% do preço do lítio e é quimicamente muito semelhante.

"As recentes descobertas significam, segundo a edição, que as baterias de sódio podem agora ser recarregadas diariamente durante anos, retirando a vantagem-chave das baterias de lítio", diz a publicação.

Chip sob observação de microscópio (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Ciência e sociedade
Decisão da Samsung de cortar produção de chips favorece a indústria, segundo mídia
Além disso, as baterias de sódio têm uma grande vantagem: mantêm quase toda a sua carga quando as temperaturas caem muito abaixo de zero, enquanto as baterias de lítio normalmente não podem fazer isso.
De acordo com o jornal, as empresas chinesas já aprenderam a fazer células de sódio tão semelhantes às células de lítio que podem ser feitas com o mesmo equipamento.

"O gigante chinês CATL, o maior fabricante mundial de baterias para carros elétricos, diz ter descoberto uma maneira de usar células de sódio e células de lítio em uma única bateria de carro elétrico, combinando o baixo custo e a resistência às condições meteorológicas das células de sódio com a extensa gama de células de lítio", aponta.

Chip (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Panorama internacional
China pede para OMC revisar restrições dos EUA à exportação de chips
Também, ao contrário das baterias de lítio, as últimas baterias de sódio não exigem materiais escassos como o cobalto, um mineral extraído principalmente na África sob condições que alarmaram os grupos de direitos humanos.
As mais recentes baterias de sódio também não requerem níquel, que vem principalmente de minas na Indonésia, Rússia e Filipinas.
A pesquisa sobre o uso de sódio para baterias começou nos anos 70, liderada então pelos Estados Unidos. Os pesquisadores japoneses os seguiram fazendo avanços cruciais. Ultimamente, as empresas chinesas têm mantido a liderança na comercialização da tecnologia.
Hoje, das 20 fábricas de baterias de sódio, atualmente planejadas ou em construção em todo o mundo, 16 se encontram na China.
Uma maquete da aeronave de transporte militar IL-76MD-90A exibida na 14ª exposição aeroespacial internacional Aero India 2023 na base aérea Elahanka em Bangalore. - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Ciência e sociedade
Assassinos de satélites: Rússia criará sistemas antissatélite baseados em aviões MiG-31 e Il-76
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала