DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Assassinos de satélites: Rússia criará sistemas antissatélite baseados em aviões MiG-31 e Il-76

© Sputnik / Aleksandr MelnikovUma maquete da aeronave de transporte militar IL-76MD-90A exibida na 14ª exposição aeroespacial internacional Aero India 2023 na base aérea Elahanka em Bangalore.
Uma maquete da aeronave de transporte militar IL-76MD-90A exibida na 14ª exposição aeroespacial internacional Aero India 2023 na base aérea Elahanka em Bangalore. - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Nos siga no
A Rússia continua a desenvolver novos sistemas antissatélite. Entre os projetos mais proeminentes estão o caça MiG-31D com um míssil antissatélite e a aeronave de transporte militar Il-76 equipada com lasers de combate, escreve a revista Voennaya Mysl do Ministério da Defesa russo.

"O sistema de defesa antiespacial Kontakt baseado no caça interceptador pesado MiG-31, o sistema de combate laser A60 Sokol-Eshelon baseado na aeronave de transporte Il-76 e o sistema de combate laser Peresvet são exemplos de sistemas antissatélite russos construídos sobre bases móveis", especifica o material.

Já há muito tempo que não se mencionavam oficialmente trabalhos no campo do desenvolvimento de sistemas de mísseis antissatélite. Somente em 2018 surgiram rumores na Internet sobre testes deste tipo de arma em aeronaves da Força Aérea russa.
Drone furtivo chinês CH-7 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2023
China desenvolve novo drone de combate de alta velocidade para missões com caça J-20
De acordo com fontes disponíveis publicamente, o trabalho sobre o novo sistema de bordo projetado para abater naves espaciais de baixa órbita é baseado na extensa experiência científica e técnica existente, bem como em tecnologias recentemente desenvolvidas.
O primeiro desenvolvimento de tais armas começou ainda nos tempos soviéticos. Naquela época, se tratava do míssil 79M6 Kontakt, baseado no caça MiG-31D.
Enquanto um laser de combate de um megawatt capaz de destruir satélites em um nível baixo de voo devia ser transportado pela aeronave de transporte Il-76. O projeto da arma laser foi chamado de A-60.
Drone turco TB2 Bayraktar - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2023
Turquia desenvolve novo drone kamikaze de longo alcance (FOTO)
Em 2016, o desenvolvimento do sistema A-60 estava em andamento, conforme o então vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov.
A última referência oficial ao projeto foi em 2020, quando o Complexo Científico e Técnico Aeronáutico Taganrog Beriev (Rússia) emitiu uma patente para uma aeronave portadora em desenvolvimento com um sistema de combate a laser.
Entre outras coisas, surgiram informações sobre um modelo computadorizado de uma aeronave baseada no avião de transporte militar Il-76MD-90A.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала