- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

França bloqueia financiamento de entregas de munições a Kiev, diz mídia

© AP Photo / Alberto PezzaliBandeira da União Europeia tremula do lado de fora do Parlamento, em Londres, Reino Unido, quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Bandeira da União Europeia tremula do lado de fora do Parlamento, em Londres, Reino Unido, quarta-feira, 19 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Nos siga no
A França bloqueia a decisão da União Europeia sobre o financiamento do fornecimento de munições à Ucrânia, que exige unanimidade, informa a agência polonesa PAP, citando uma alta fonte da União Europeia (UE).

"A França está bloqueando a decisão da UE sobre o financiamento do fornecimento de munições à Ucrânia. Ela quer, entre outras coisas, que o refinanciamento seja possível não apenas no caso de munições, mas também de mísseis, mesmo na situação em que a Ucrânia não esteja pedindo tais mísseis", relata o artigo.

A decisão sobre o financiamento da UE para o fornecimento de munições à Ucrânia foi tomada na cúpula da UE em Bruxelas em março.
Emmanuel Macron, presidente da França, discursa na Universidade Sun Yat-sem em Guangzhou, China, 7 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Panorama internacional
França está preparada para trabalhar com a China em resolver conflito ucraniano, diz Macron
Para este fim serão alocados € 2 bilhões (R$ 10,9 bilhões) do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP). Trata-se principalmente de projéteis de artilharia de grosso calibre.
Dos dois bilhões, metade deve ser usada para reembolsar o fornecimento de munições dos armazéns dos Estados-membros da UE. No entanto, não há atualmente munições suficientes nesses armazéns, portanto, surgiu uma proposta para as comprar fora da UE.
"A França se opôs a isso", segundo o relato.
Manifestantes durante protestos e greves contra a reforma do sistema providenciário do governo do presidente francês Emmanuel Macron, em Dijon, França, 23 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Panorama internacional
Desejo dos franceses de ajudar a Ucrânia é cada vez menor, diz líder dos Coletes Amarelos
Outro grande problema é a alocação do segundo bilhão de euros para encomendas conjuntas de munições na indústria europeia, ou seja, de fato, na Polônia, França e Alemanha. Mas os franceses bloquearam esta decisão antes da Páscoa.

"O projeto estipulava que as munições deveriam ser reembolsadas somente dependendo da demanda feita pela Ucrânia. Paris, no entanto, quer riscar esta entrada sem explicações", diz a publicação.

De acordo com as fontes da PAP, por trás da decisão francesa "pode haver um lobby de empresas de armamento".

"Trata-se de criar um mecanismo de encomenda obrigatória de certos equipamentos, que o lado ucraniano pode não precisar realmente", escreveu a agência.

Vista para o Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia a partir do mirante do centro de negócios Golden Gate, Moscou, 4 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Panorama internacional
MRE russo: fundo de paz da UE gasta todo o orçamento para continuar a luta na Ucrânia
Os líderes da União Europeia apoiaram, na cúpula em Bruxelas de quinta-feira (23), um plano para acelerar as entregas de munições para a Ucrânia, para aquisições conjuntas e o aumento da produção militar.
Anteriormente, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa da UE concordaram, a nível político, com um plano para entregar um milhão de munições à Ucrânia nos próximos 12 meses.
Por sua vez, a Rússia já remeteu uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала