- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN se mostra disponível a apoiar militarmente a Moldávia se receber pedido de Chisinau

© AP Photo / Vadim GhirdaSoldado romeno com bandeira da OTAN
Soldado romeno com bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2023
Nos siga no
O secretário-geral adjunto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mircea Geoana, disse que a aliança estava pronta para apoiar a Moldávia se tal pedido viesse das autoridades do país.

"Se Chisinau pedir oficialmente assistência à OTAN para garantir a segurança da república, a Aliança do Atlântico Norte considerará esta possibilidade no âmbito da parceria existente", disse Geoana no canal de televisão Moldova-1.

Segundo ele, tem havido declarações frequentes de que a Moldávia precisa de um sistema de defesa aérea, de proteção contra drones e de defesa cibernética.
"Estas são coisas óbvias. E é perfeitamente legítimo obter tais meios para proteger seu território e sua população. Ser neutro não significa ser militarmente fraco", ressaltou ele.
Autoridades da Moldávia afirmaram repetidamente que abordarão o tema do fortalecimento e da modernização do potencial de defesa do país nas negociações e reuniões com parceiros ocidentais, incluindo a OTAN.
Em particular, o ministro da Defesa da Moldávia, Anatolie Nosatii, falou sobre a necessidade de criar um sistema de defesa aérea, mas o país não tem os fundos necessários para fazê-lo agora.
Por sua vez, Maia Sandu, presidente da Moldávia, sugeriu em uma entrevista ao jornal norte-americano Politico que o país deveria abandonar a neutralidade, para ser admitido em uma aliança militar.
Bandeiras dos Estados-membros da OTAN fora da sede do bloco em Bruxelas, Bélgica, 10 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Panorama internacional
Pesquisa na Moldávia revela que 55,5% dos respondentes rejeitam entrada do país na OTAN
Sandu não mencionou especificamente a Aliança Atlântica, mas declarou repetidamente que a cláusula de neutralidade da Constituição poderia ser revista se os moldavos decidissem que querem relações mais próximas com a OTAN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала