- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pesquisa na Moldávia revela que 55,5% dos respondentes rejeitam entrada do país na OTAN

© AP Photo / Olivier MatthysBandeiras dos Estados-membros da OTAN fora da sede do bloco em Bruxelas, Bélgica, 10 de janeiro de 2023
Bandeiras dos Estados-membros da OTAN fora da sede do bloco em Bruxelas, Bélgica, 10 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Nos siga no
Uma sondagem "encomendada" por entidade próxima ao governo moldavo aponta para uma "maioria absoluta" a favor de a Moldávia não integrar a Aliança Atlântica.
Mais da metade dos moldavos é contra a adesão do país à OTAN, determinou uma pesquisa realizada pela empresa SBS-Reseаrch, cujos dados foram solicitados pela organização pública Watch.Dog, próxima às autoridades em Chisinau, e revelada na quinta-feira (9).
A pesquisa foi realizada de 24 de fevereiro a sexta-feira (3), e teve a resposta de 1.000 pessoas. A margem de erro da sondagem é de até 3,1%.
Os dados mostram que em fevereiro 26,9% dos cidadãos moldavos apoiaram a adesão à Aliança Atlântica, contra 24% dos entrevistados que disseram o mesmo em janeiro. Ao mesmo tempo, 55,5% dos moldavos estão convencidos de que o país deveria ficar fora do bloco militar, em comparação com 62% um mês antes. Cerca de 17% permaneceram indecisos, enquanto que na pesquisa anterior este número foi de 14%.
Bandeira da Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Panorama internacional
Pesquisa: maioria dos residentes alemães se opõe ao fornecimento de caças para Kiev
Em janeiro Maia Sandu, presidente da Moldávia, sugeriu em uma entrevista ao jornal norte-americano Politico que o país deveria abandonar a neutralidade, para ser admitido em uma aliança militar. Sandu não mencionou especificamente a OTAN, mas declarou repetidamente que a cláusula de neutralidade da constituição poderia ser revista se os moldavos decidissem que querem relações mais próximas com a OTAN.
A constituição da Moldávia prevê um status neutro para a república, mas desde 1994 que o país tem cooperado com a OTAN no âmbito de um plano de parceria individual. A Moldávia tem um centro de informação da OTAN em Chisinau, e também um escritório de relações com a aliança desde 2017.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала