- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Futuro de Taiwan é 'uma escolha entre a paz e a guerra', diz ex-líder da ilha

© AP Photo / Chiang Ying-yingBandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022
Bandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Nos siga no
Os políticos de Taiwan continuam a colocá-la em risco, sendo o futuro da ilha uma escolha entre a paz e a guerra, disse o ex-presidente de Taiwan Ma Ying-jeou após seu retorno na sexta-feira (7) de uma viagem à China continental, segundo a Agência Central de Notícias taiwanesa.

"Se [...] buscarmos uma base comum [...] nós e a China continental podemos ter uma base política comum, podemos retomar o intercâmbio e o diálogo o mais rápido possível, isso é do melhor interesse do povo taiwanês", disse Ma Ying-jeou.

Ele acrescentou que provou tudo isso na prática com sua viagem para o continente. Ao mesmo tempo, Ma Ying-jeou expressou preocupação com a situação atual.

"Nossos políticos continuam a colocar Taiwan em perigo. O futuro é uma escolha entre a paz e a guerra", afirmou.

Dois soldados dobram a bandeira de Taiwan durante a cerimônia diária da bandeira na Praça da Liberdade no Memorial Chiang Kai-shek em Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Panorama internacional
Visita do ex-líder de Taiwan à China antes da viagem de Tsai aos EUA expõe divisões políticas
O ex-chefe de administração de Taiwan, Ma Ying-jeou, estava em uma viagem à China continental de 27 de março a 7 de abril. Ele é o primeiro ex-chefe de administração de Taiwan a visitar o continente desde 1949.
Quase ao mesmo tempo, a atual chefe de Taiwan, Tsai Ing-wen, estava viajando para a América Central, parando nos Estados Unidos duas vezes em trânsito e se encontrando com altos políticos estadunidenses.
Da esquerda para a direita, bandeiras dos EUA, de Taiwan e da Califórnia hasteadas do lado de fora do Westin Hotel, na ocasião da hospedagem da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, em Los Angeles, em 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Panorama internacional
Mídia: EUA e Taiwan não conseguem deter derrotas diplomáticas da ilha na América do Sul
As relações oficiais entre o governo central da China e sua província insular se romperam em 1949, após as forças derrotadas do Kuomintang, lideradas por Chiang Kai-shek, terem se mudado para Taiwan no final da guerra civil contra o Partido Comunista chinês.
Os contatos comerciais e informais entre a ilha e a China continental foram retomados no final dos anos 80. Desde o início dos anos 90, os dois lados têm estado em contato só através de organizações não governamentais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала