- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: EUA e Taiwan não conseguem deter derrotas diplomáticas da ilha na América do Sul

© AP Photo / Damian DovarganesDa esquerda para a direita, bandeiras dos EUA, de Taiwan e da Califórnia hasteadas do lado de fora do Westin Hotel, na ocasião da hospedagem da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, em Los Angeles, em 4 de abril de 2023
Da esquerda para a direita, bandeiras dos EUA, de Taiwan e da Califórnia hasteadas do lado de fora do Westin Hotel, na ocasião da hospedagem da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, em Los Angeles, em 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Nos siga no
Segundo a agência Reuters, Washington e Taipé estão tentando se agarrar aos países latino-americanos restantes em uma tentativa de manter aliados no reconhecimento da independência da ilha, em meio a movimentos crescentes na América do Sul para o "campo da China".

"Maior erosão do campo de Taiwan seria outro golpe para os Estados Unidos, que têm tido pouco sucesso para impedir a maré de perdas diplomáticas de Taipé, e um novo sinal da crescente pegada da China na vizinhança de Washington", diz o artigo.

De acordo com a publicação, a visita da presidente de Taiwan Tsai Ing-wen nesta semana à Guatemala e Belize ressalta os esforços de seu governo para evitar novos reveses diplomáticos, depois que Honduras estabeleceu relações com a China no mês passado e reconheceu que Taiwan é parte integrante da República Popular da China.
Manifestantes observam quando a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, não retratada na foto, chega ao hotel em que está hospedada na cidade de Nova York, EUA, ao iniciar uma viagem internacional de dez dias, 29 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Panorama internacional
China condena reunião da líder de Taiwan com presidente da Câmara dos EUA: 'Não repita erros'
Taiwan, segundo o artigo, parece resignado com a perda de muitos aliados nas Américas. E a administração Biden tem opções limitadas para deter a deriva gradual de Estados em direção à China.

"É uma visão mais pessimista do que os assessores do presidente Joe Biden expressaram publicamente e, segundo fontes norte-americanas, ajuda a explicar a resposta silenciosa de Washington ao recente abandono de Taiwan por parte de Honduras, que foi visto como uma causa perdida", afirmam os autores.

Helicóptero Z-8J da Marinha chinesa - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
China intensifica exercícios aéreos e navais em meio à tensão com Taiwan e EUA
O próprio Taiwan sinalizou publicamente que não quer mais competir frente a frente na América Latina com uma China mais rica com base na "diplomacia do livro de cheques", ou seja, o balanço da ajuda e do investimento, para evitar que seus 13 aliados remanescentes no mundo inteiro deixem o aprisco.

"Não temos um livro de cheques suficientemente grande", cita o artigo um funcionário de Taiwan.

As relações oficiais entre o governo central da China e sua província insular se romperam em 1949, após as forças derrotadas do Kuomintang lideradas por Chiang Kai-shek terem se mudado para Taiwan no final da guerra civil contra o Partido Comunista Chinês.
Os contatos comerciais e informais entre a ilha e a China continental foram retomados no final dos anos 80. Desde o início dos anos 90, os dois lados têm estado em contato só através de organizações não governamentais.
Nesta foto divulgada pelo Ministério da Defesa Nacional da República da China um caça F-16 da Força Aérea de Taiwan em primeiro plano voa no flanco de um bombardeiro H-6 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) ao passar perto de Taiwan, 10 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Panorama internacional
China envia 9 aeronaves ao estreito após alertar Taiwan sobre reunião com chefe do Senado dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала