- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder de Belarus: no horizonte está surgindo 3ª Guerra Mundial com incêndios nucleares

© Foto / Public domain / Sgt. Arturo GuzmanExercícios militares da OTAN na Polônia
Exercícios militares da OTAN na Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Nos siga no
O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, disse que está surgindo no horizonte a 3ª Guerra Mundial com incêndios nucleares, e isso só pode ser evitado através de negociações.
"Com os esforços dos EUA e seus satélites no país foi desencadeada uma guerra de grande escala até o último ucraniano […] No horizonte está surgindo a 3ª Guerra Mundial com incêndios nucleares", declarou Lukashenko nesta sexta-feira (31) em um discurso ao povo do país e ao parlamento. Segundo ele, isso só pode ser evitado através de negociações.
O líder belarusso chamou de tolas as declarações da Ucrânia de que eles derrotariam a Rússia, observando que é impossível derrotar uma potência nuclear. Além disso, Lukashenko ressaltou que o massacre na Ucrânia não vai parar até que o patrão do outro lado do oceano dê seu sinal.
"A desgraça vem para onde as pessoas lhe abrem suas portas. O exemplo mais demonstrativo [...] está aqui muito próximo, perto da nossa fronteira sul, onde o massacre não vai parar até que o patrão do outro lado do oceano [EUA] dê um sinal", disse presidente de Belarus.
Em seu discurso Lukashenko propôs cessar as hostilidades na Ucrânia e declarar uma trégua sem o direito de movimentar tropas e equipamento e de transferir armas de ambos os lados. De acordo com ele, se o Ocidente tentar usar a trégua para seus próprios propósitos, a Rússia será obrigada a usar todo o poder do complexo industrial-militar e do Exército para evitar a escalada do conflito.
O líder de Belarus notou também que não tenta intimidar ninguém com o tema das armas nucleares em seu país, mas quer proteger o povo.
"[…] Quero proteger o Estado belarusso e garantir a paz ao povo belarusso. Pela sua história, por toda a sua existência o meu povo merece isso, não queremos mais viver sob o chicote e não seremos escravos", comentou ele em seu discurso nesta sexta-feira (31).
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma videoreunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia e de Sevastopol, 17 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Operação militar especial russa
Moscou vai implantar armas nucleares táticas em Belarus e pode responder à munição de urânio
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала