- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Moscou vai implantar armas nucleares táticas em Belarus e pode responder à munição de urânio

© SputnikVladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma videoreunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia e de Sevastopol, 17 de março de 2023
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma videoreunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia e de Sevastopol, 17 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou neste sábado (25) que Moscou, em concordância com Minsk, deve implantar armas nucleares táticas em Belarus, algo que deveria ter sido feito há anos, sem violar dispositivos internacionais como o Novo START. O presidente garantiu ainda que o país pode responder ao novo armamento do regime de Kiev.
A decisão, anunciada na última terça-feira (21) pela vice-ministra da Defesa britânica, Annabel Goldie, surpreendeu os observadores internacionais por se tratar de uma escalada bélica acentuada no conflito ucraniano.
O anúncio de que o Reino Unido enviaria à Kiev munição com urânio enriquecido causou preocupação aos analistas militares. Neste sábado, no entanto, foi a vez do presidente russo Vladimir Putin comentar a decisão.
As munições contendo urânio empobrecido não são armas de destruição em massa (WMD, na sigla em inglês), mas ainda são perigosas porque sua implantação resulta na geração de poeira radioativa, disse Putin.

"Elas certamente não estão listadas como armas de destruição em massa, é verdade. Mas os núcleos de projéteis de urânio empobrecido podem ser feitos de materiais diferentes, usados para perfurar blindagens, de alguma forma gerando a chamada poeira de radiação e, nesse sentido, certamente, eles pertencem a uma categoria de armas mais perigosas", disse Putin à TV russa.

O presidente russo também disse que aqueles que usarem munição de urânio empobrecido vão usar essas armas contra seu próprio povo, acrescentando que a Rússia foi capaz de responder a esses suprimentos e tinha muitas dessas armas, mas ainda não as usou.
Militar russo com máscara de gás durante exercícios táticos na república da Inguchétia, divisão federal da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Operação militar especial russa
Rússia: uso de munições de urânio causará danos irreparáveis à saúde de civis e militares da Ucrânia

Resposta de Moscou

À luz das últimas declarações dos integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e demais aliados do regime de Kiev sobre envio de armas cada vez mais letais em contraste com iniciativas como as da China, que buscam por uma saída diplomática para o conflito, Moscou tem se preparado para se defender de uma possível contraofensiva.
"Os belicistas planejam enviar mais de 400 tanques para a Ucrânia. É o mesmo o que dizem para munições. No mesmo período, produziremos novos, e também modernizaremos os já existentes, mais de 1.600. E o número total de tanques russos será três vezes o número de tanques [ucranianos], até mais do que três vezes", disse Putin à uma emissora de TV russa.
O presidente russo também disse que a única coisa que preocupa Moscou é que o fornecimento de armas é uma tentativa de prolongar o conflito.
"O complexo militar-industrial da Rússia está se desenvolvendo em um ritmo muito rápido, que muitos não esperavam.[...] E no mesmo período de tempo, a indústria russa produzirá três vezes mais munição, até mais do que três vezes", afirmou Putin.
O presidente russo Vladimir Putin e o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko posam para uma foto durante uma reunião em São Petersburgo, Rússia, 25 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Panorama internacional
Lukashenko defende que Belarus, Rússia e China combinem os potenciais industriais

Armas nucleares táticas em Belarus

Putin citou seu colega belarrusso, Aleksandr Lukashenko, dizendo que os Estados Unidos posicionaram livremente suas armas nucleares táticas nos territórios de seus aliados e ensinaram suas equipes "a operar este tipo de armas, se necessário".
"Concordamos que [...] faremos o mesmo, sem violar nossas obrigações — quero enfatizar isso — sem violar nossas obrigações internacionais sobre a não proliferação de armas nucleares", disse Putin à emissora.
O líder russo também disse que não há "nada de extraordinário" a esse respeito, que na verdade a mobilização deveria ter ocorrido há décadas.
"Antes de tudo, os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm implantado suas armas nucleares táticas nos territórios de seus aliados, países da OTAN, na Europa há muito tempo. Elas estão [presentes] em seis países, se minha memória não falha, Alemanha, Turquia, Países Baixos, Bélgica, Itália e Grécia. A Grécia não tem agora, mas tem uma instalação de armazenamento", especificou o líder russo.
A construção do armazenamento de armas nucleares táticas em Belarus vai ser concluída em 1º de julho, disse Putin, acrescentando que o treinamento das equipes começará já no dia 3 de abril.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала