- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Banco Mundial alerta para 'década perdida' à medida que crescimento potencial diminui

© AP Photo / Andre PennerHomem olha para monitores com preços das ações na sede da bolsa B3 em São Paulo, 21 de outubro de 2021
Homem olha para monitores com preços das ações na sede da bolsa B3 em São Paulo, 21 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Nos siga no
A economia global enfrenta a perspectiva de uma "década perdida" por conta do desaparecimento de quase todos os impulsionadores do progresso econômico na história recente, disse Indermit Gill, o economista-chefe e vice-presidente sênior para a economia do desenvolvimento do Banco Mundial, em um comunicado que acompanha o relatório.
A equipe do Banco Mundial alertou, em um relatório divulgado na segunda-feira (27), que o "limite de velocidade" da economia global está a caminho de cair para uma baixa de três décadas até 2030.

"A economia global enfrenta a perspectiva de uma 'década perdida'. O declínio contínuo no crescimento potencial tem sérias implicações para a capacidade do mundo de enfrentar a crescente gama de desafios exclusivos dos nossos tempos – uma pobreza enraizada, divergência de rendas e mudança climática", disse Gill.

De acordo com o economista-chefe da organização internacional, o declínio no crescimento potencial pode ser revertido por políticas que "aumentem a produtividade, incentivem o trabalho e acelerem o investimento".
De acordo com o relatório do Banco Mundial, a taxa de crescimento potencial do PIB mundial poderia ser aumentada em 0,7 ponto percentual para uma taxa anual média de 2,9% se os países adotassem políticas sustentáveis e orientadas para o crescimento.
De acordo com a previsão atualizada da organização internacional, de 2022 a 2030 a taxa média de crescimento potencial do PIB mundial será de 2,2% ao ano.
Os analistas observam no relatório que as coisas podem piorar, com quedas acentuadas no crescimento potencial se uma crise financeira global ou recessão se materializar.
O prédio do Federal Reserve (Fed) é retratado em Washington, DC, EUA, 22 de agosto de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2023
Panorama internacional
Aumento das taxas de juros do Fed pode piorar crise bancária nos EUA, alerta especialista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала